Geração de renda própria no Terceiro Setor

Redação
13 de julho de 2016
  • Captação de Recursos
  • Terceiro Setor
Compartilhe

As organizações sem fins lucrativos ou econômicos podem – e precisam – desenvolver diferentes estratégias de mobilização de recursos para garantir a sustentabilidade econômica e o impacto social positivo.

Dentre as estratégias de captação adotadas no Terceiro Setor, algumas geram recursos vinculados a projetos ou ações específicas. Por exemplo, quando a mobilização de recursos é feita por meio de projetos, incentivados ou não, normalmente os recursos mobilizados devem ser necessariamente aplicados naquele projeto específico, por exigência do doador ou patrocinador, restando pouco ou quase nada para o custeio da atividade operacional e administrativa da organização.

[highlight]Veja mais: Como criar um plano de captação de recursos para sua ONG[/highlight]

No caso da mobilização de recursos públicos, o cenário é bastante parecido. Nesse contexto, a geração de renda própria aparece como alternativa para a obtenção de recursos não carimbados, ou seja, desvinculados de ações específicas, e que podem ser utilizados livremente pelos gestores de uma OSC nas atividades operacionais administrativas. Trata-se do desenvolvimento de atividades econômicas vinculadas à organização sem fins lucrativos, como um meio para gerar receita, principalmente promovendo a venda de produtos e serviços relacionados à causa da organização.

Desafios e benefícios da geração de renda no Terceiro Setor

A geração de renda própria pode trazer alguns desafios para a organização, tais como: a necessidade de planejamento e estruturação, a adequação legal – principalmente estatutária e tributária, a assertividade no cálculo de custos e preços, o conhecimento das necessidades do mercado, o desenvolvimento de um plano de marketing e comunicação adequados, o cuidado com o desvio da finalidade da organização ( pois a atividade econômica deve ser caracterizada sempre como meio), entre outros.

A implementação dos projetos de geração de renda é uma oportunidade que pode trazer benefícios financeiros e institucionais para organizações sem fins lucrativos. Porém, o estabelecimento de atividades de venda de produtos e serviços demanda a construção de um verdadeiro plano de negócios, que torne mais claros os custos, metas, benefícios, esforços e riscos envolvidos, além de ser profissional e alinhado ao Terceiro Setor, o que demanda tempo, esforço e conhecimento.

Fonte: Social Profit

[highlight]Veja também:15 ideias criativas para captar recursos[/highlight]

 

Veja mais notícias sobre ,
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.