Mulheres de diferentes regiões do Brasil se destacam no enfrentamento aos desastres climáticos


O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta quinta-feira (14), segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). De acordo com o órgão, as doações voluntárias na América Latina e no Caribe ainda estão abaixo da meta estabelecida pela OMS.
É muito comum ouvirmos dizer que os bancos de sangue estão vazios e que as demandas são sempre altas. Pensamos em doar, mas adiamos o processo (está frio, tô com preguiça, hoje não dá…), mesmo sendo rápido, prático e seguro.
E se fosse você que estivesse precisando de doação de sangue?
Segundo a OPAS, apenas 45% do sangue para transfusões na América Latina e no Caribe foi obtido por meio de doação voluntária. A OPAS trabalha com seus países membros para atingir a meta de doação de sangue 100% voluntária até 2019, como recomenda a OMS.
Para ser doador de sangue é preciso ter, no mínimo, 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Só podem doar pessoas entre 16 e 67 anos, que apresentem documento oficial com foto. O Hemepar disponibiliza uma cartilha com todas as exigências necessárias para quem pretende doar sangue.
No Paraná, uma lei estadual de 2002 garante direito à meia-entrada para doadores de sangue devidamente registrados. Dessa forma, quem doa sangue e possui a carteirinha que comprova a boa ação paga apenas a metade do valor estipulado ao público geral para o ingresso a espetáculos culturais, eventos esportivos, cinemas, exposições, entre outros.
Mulheres de diferentes regiões do Brasil se destacam no enfrentamento aos desastres climáticos
Edital da EBANX recebe projetos de Lei de Incentivo
Calculadora gratuita ajuda na triagem de sintomas de depressão
13º Encontro de Futebol de Rua acontece em SP

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001