Aberto edital para combate ao desmatamento na Amazônia


O projeto “Quilombos e Educação: Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas” teve o objetivo de realizar uma análise nacional sobre a educação quilombola e um estudo de caso sobre as escolas e as práticas pedagógicas nas comunidades quilombolas de Conceição das Crioulas (Salgueiro – PE) e Mesquita (Cidade Ocidental – GO). A iniciativa compõe os materiais produzidos no Edital Equidade Racial na Educação Básica: pesquisa aplicada e artigos científicos, lançado em 2019 pelo Itaú Social, em parceria com CEERT, Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e Unicef, este edital representa uma iniciativa significativa para promover a equidade racial no contexto educacional.
A análise foi realizada a partir de dados do Censo Escolar Quilombola e de um estudo desenvolvido junto ao Coletivo de Educação da Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ, que reúne docentes quilombolas de todas as regiões.
Como resultado, foi elaborada uma publicação a respeito do projeto, diagnóstico sobre docentes do Coletivo de Educação da CONAQ e estudo de Caso sobre Pedagogia Quilombola de Conceição das Crioulas (PE) e de Mesquita (GO).
Também foi realizada uma oficina de Intercâmbio sobre Material Didático para a Educação Básica em Comunidades Quilombolas e elaborada uma Caixa de Ferramentas, com recursos didáticos e/ou recursos audiovisuais sobre direitos quilombolas, diversidade e educação.
Confira alguns dos resultados do levantamento:
Fonte: CEERT
Aberto edital para combate ao desmatamento na Amazônia
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001