Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres


*Por Roberto Ravagnani
Não existe dia para fazer trabalho voluntário, todos os dias podem ser dias eleitos para isso, basta o bem-intencionado escolhê-lo.
Tem gente que ainda diz isso, mas hoje não é dia de fazer trabalho voluntário, hoje não é dia de começar a dieta, hoje não é dia de começar os exercícios, hoje não é dia de estudar e por aí vão as desculpas.
Hoje pela manhã, ouvi uma pessoa fazendo uma oração e ela disse que as mentiras ou desculpas ditas milhares de vezes se tornam verdades para nosso cérebro e ele se acostuma com essas “verdades”.
Triste ouvir isso, pois tem gente que dá tantas desculpas para não fazer algo em prol de si mesma e/ou do próximo que provavelmente nunca irá conseguir, salvo uma mudança muito radical de conceitos e da palavra.
Essas acima, são algumas das desculpas que já ouvi em tantos anos dirigindo programas de voluntariado, mas tem ainda as clássicas: não estou me sentindo bem, tenho um batizado, perdi a hora, anotei no dia errado, entre outros que ficaríamos um bom tempo aqui citando, com o risco de esquecer algum.
Mas o importante é lembrarmos que nossa intenção, pensamento, sonho e objetivo, como queria chamar, colocada em ação, se torna realidade. Sendo assim, se tem a vontade de realizar um trabalho voluntário, parta para a ação e não olhe desculpas para começar a fazê-lo.
Acredite muita coisa vai interferir para que não o faça, as coisas que acontecem fora do trabalho voluntário são mais atrativas e muito mais fáceis de se realizar, já o trabalho voluntário, como qualquer outro trabalho, dá trabalho, não se iluda e não sou eu que vou iludir você.
Portanto, para realizar o trabalho voluntário é necessário ter foco, decisão e determinação, principalmente no começo, depois fica mais fácil, mas os primeiros dias de trabalho, são pesados, pois entraremos em contato com uma realidade diferente a que estamos acostumados, seremos colocados à prova em nossa paciência e resignação.
Não estou espantando ou atrapalhando seus planos de ser um voluntário, quem já faz trabalho voluntário, sabe que não estou exagerando, estou colocando como acontece as coisas e sem filtros, para que não se assuste ou se julgue enganado.
Mas garanto a você que o resultado do seu trabalho será maravilhoso e o sentimento de fazer algo para melhorar o mundo, de forma pequena, será gratificante e único.
*Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor, fala de ESG, Voluntariado, Sustentabilidade.
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP
Campanha “Não é não!” conscientiza população sobre assédio no carnaval

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001