Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres


As recentes enchentes no Rio Grande do Sul, desencadeadas por fortes chuvas, mobilizaram solidariedade em todo o país. Contudo, em meio a esse contexto de ajuda às vítimas, surgem indivíduos mal-intencionados que se aproveitam da situação para aplicar golpes financeiros por meio do Pix. Esta prática, infelizmente, tem se tornado comum, explorando a boa vontade das pessoas e a comoção gerada pela tragédia.
Antes de efetuar qualquer transação via Pix, é fundamental verificar a procedência do pedido e garantir que se trata de uma fonte confiável. Se a solicitação for feita por meio de redes sociais ou sites, é recomendável checar se o perfil ou página é oficial e se o site é legítimo. Além disso, em conversas por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, é importante confirmar se a instituição mencionada é credenciada e de confiança.
Enquanto a sociedade se mobiliza para ajudar as vítimas das enchentes, surge outra preocupação: a disseminação de fake news sobre as ações dos governos federal, estaduais e municipais durante a crise. A Polícia Federal, em resposta a um pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, iniciará uma investigação para apurar a propagação de informações falsas que têm impactado negativamente a credibilidade das instituições envolvidas no processo de resposta às emergências.
A parceria entre a Polícia Federal, Ministério da Justiça, Advocacia-Geral da União e demais órgãos competentes é fundamental para responsabilizar os autores dessas falsas narrativas, garantindo assim a confiança da população e o sucesso das operações de resgate e reconstrução.
(Amanda Maciel, do Nota Social)
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP
Campanha “Não é não!” conscientiza população sobre assédio no carnaval

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001