ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


O Instituto de Referência Negra Peregum lançará, na próxima quinta-feira, dia 16 de maio, o livro Agroecologia e Educação Popular: Ações e Reflexões de Enfrentamento ao Racismo. Fruto de um conjunto de lives realizadas em 2021, no decorrer do projeto Juventude Negra Viva – Educação Popular e Agroecologia, da UNEafro Brasil. A publicação contou com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.
O lançamento acontecerá na sede da Fundação Rosa Luxemburgo, às 18h30, durante o evento O que a agroecologia e a alimentação saudável têm a ver com o combate ao racismo ambiental?. O livro tem distribuição gratuita e está disponível neste link. A Oralituras foi a editora responsável pela obra.
Na ocasião, especialistas de diversas áreas irão compartilhar experiências e conhecimentos sobre as possíveis ações que partam da agroecologia como um movimento que educa e contribui com a conexão com a terra, com os territórios e com a ancestralidade, revelando outros modos possíveis de produzir e distribuir alimentos fundamentados na coletividade e na sustentabilidade socioambiental.
Mediado por Christiane Gomes, coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, o evento contará com a presença de Adriana Rodrigues e Aline Guarizo, coordenadoras de projetos no Instituto de Referência Negra Peregum; e Carla Bueno Chahin, integrante do setor de Produção do MST e da Rede de Cozinhas Solidárias em São Paulo.
“Este projeto é uma forma pela qual enfrentamos a tragédia atual, marcada por crises econômicas, ambientais e sanitárias. Atuando por meio da prática comunitária e colaborativa, seguindo o legado de nossos ancestrais, esse caminho representa um avanço em direção à realidade que buscamos, onde a população negra não apenas sobreviva, mas também se fortaleça com possibilidade de construir um futuro sustentável e sem racismo”, afirma Vanessa Nascimento, diretora-executiva do Instituto de Referência Negra Peregum.
Durante o evento, também serão apresentados trechos da websérie Racismo Ambiental: Terra, territórios, tecnologias. Em três episódios, a produção aborda as consequências da crise climática sobre um contexto de insegurança alimentar e como essas já são realidade das populações brasileiras.
“Os capítulos estão distribuídos de acordo com as temáticas das lives, criando um arranjo de um rico registro das discussões e experiências compartilhadas, contribuindo significativamente para o aprimoramento de nossa compreensão sobre como construir comunidades mais saudáveis, resilientes e sustentáveis, o que só é possível com a superação e o combate ao racismo”, diz Aline Guarizo, coordenadora do projeto de agroecologia do Instituto de Referência Negra Peregum.
Fonte: Instituto de Referência Negra Peregum
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001