Mulheres de diferentes regiões do Brasil se destacam no enfrentamento aos desastres climáticos


Por Pollyana de Andrade (*)
Como o setor privado têm se estruturado para realizar investimentos na área social é um campo que vêm sendo objeto de pesquisas e estudos sólidos em diversas partes do mundo. No Brasil, uma das principais pesquisas realizadas nessa área é o Censo GIFE, que define investidores sociais como “Empresas, Institutos, Fundações e Fundos Filantrópicos que mobilizam e investem recursos privados, voluntariamente, de forma planejada, monitorada e sistemática para iniciativas sociais, ambientais, científicas e culturais de interesse público”.
De grande relevância para a análise do investimento social privado no Brasil, o Censo GIFE se atém aos dados de suas Associadas, coexistentes em um universo de organizações de grande porte ou ligadas a organizações dessa categoria. Contudo, para além desse universo, existe uma quantidade enorme de investimentos sendo realizados na área social, ainda não rastreado de forma consistente.
Aqui, poderíamos nos ater a elementos metodológicos e dizer que essa vastidão de doações, ações sociais, apoio a organizações do terceiro setor e projetos sociais realizados por pequenos e médios empresários não se enquadram como investimento social privado, pois não são planejados, monitorados e sistemáticos. Ou podemos apenas ampliar nossa visão sobre o campo do investimento social.
Dar visibilidade a essa vastidão de atividades na área social é uma das propostas do quadro Sua História Inspira, veiculado no programa de rádio e podcast Doses Milionárias, apresentado por Leonardo Rabelo. São histórias inspiradoras de conexões entre empresários e organizações sociais. Esses encontros, além de impactar vidas, podem inspirar outras pessoas a fazerem o bem.
Uma dessas conexões, apresentada no quadro, emocionou a todos. O encontro entre o empresário Wilson de Tarso, dono de uma clínica odontológica e criador do projeto social Viva Sorrindo, com a fundadora da ONG Espaço Crescer, Areolenes Noqueira, possibilitou que pessoas em recuperação da drogadição pudessem ter tratamento dentário. “Tinha 60 pessoas acolhidas na época. Os acolhidos banguelas, colocavam os dentes e já saiam sorrindo. Era uma emoção impressionante”, conta Areolenes, emocionada.
Wilson realiza próteses dentárias em um dia, aportando recursos próprios. É um trabalho incrível que inspirou diversos profissionais a atuarem em conjunto. “Ele veio todo esse tempo fazendo esse trabalho. E as pessoas que estão participando hoje com ele é porque acompanhou esse trabalho. É o poder do exemplo”, comenta Roberto Miguel, também idealizador do quadro.
Tudo é realizado com muito cuidado e elevado nível de profissionalização. As próteses dentárias trazem de volta a alegria de sorrir para os beneficiados do projeto social liderado por esse empresário. “Eles já saem com o sorriso e é muito mais agradável …não é só o atendimento em si. É muito mais do que isso.” complementa Wilson.
“São histórias lindíssimas”, nas palavras de Leonardo Rabelo, que ampliam a visão sobre o campo do investimento social e nos leva a outro nível de reflexão sobre nosso papel na sociedade.
(*) Pollyana de Freitas Andrade Miguel é escritora e consultora em gestão estratégica, impacto social e mobilização de recursos, atuando principalmente com investimento social privado. Trabalhou em diferentes organizações, incluindo ONU, Governo Federal e Sistema S. É autora de livros e métodos neste campo de atuação.
Instagram: @pollydeandradeinside
Para participar do quadro Sua história inspira, entre em contato no (61) 99993-6654
Links das pesquisas:
Censo GIFE 2022-2023 – Sinapse
Para acompanhar o quadro:
Mulheres de diferentes regiões do Brasil se destacam no enfrentamento aos desastres climáticos
Edital da EBANX recebe projetos de Lei de Incentivo
Calculadora gratuita ajuda na triagem de sintomas de depressão
13º Encontro de Futebol de Rua acontece em SP

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001