ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


O Instituto Semeia firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Embratur para promover, no âmbito internacional, o turismo de natureza do Brasil. O acordo visa aumentar a visitação dos turistas estrangeiros para esses destinos e, com isso, fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável dos parques e unidades de conservação do país.
A diretora-executiva do Instituto Semeia, Renata Mendes, explicou que o trabalho da organização visa potencializar o ciclo virtuoso das unidades de conservação, onde o turismo e a visitação em parques, a conservação da natureza e a geração de impactos socioeconômicos se conectam. “Acreditamos que, depois de visitar e ter uma experiência positiva em um parque natural, as pessoas se sensibilizam com a importância de sua preservação”, destaca.
Uma pesquisa nacional lançada recentemente pelo Semeia aponta que mais de 70% da população brasileira reconhece os benefícios ambientais e socioeconômicos do turismo para os parques e seus entornos. “Além disso, visitantes têm a oportunidade de consumir produtos e serviços oferecidos pela comunidade local, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de maneira sustentável”, completa Renata Mendes.
O crescente interesse de turistas estrangeiros por ecoturismo e destinos de aventura foi comprovado em recente estudo da Penta, encomendado pela Embratur, que revelou que 28% dos entrevistados estrangeiros viam a natureza e a biodiversidade como os principais motivos para visitar o Brasil. Em outra pesquisa, da GlobalData, 24% dos turistas internacionais disseram procurar destinos de ecoturismo no Brasil, comparado a 19% no restante do mundo.
Já a pesquisa da empresa Bounce colocou o Parque dos Lençóis Maranhenses em segundo lugar na lista dos 10 mais bonitos do mundo, reforçando o potencial dos parques brasileiros para atrair turistas. E para completar a lista de evidências sobre o potencial dos parques naturais brasileiros, o jornal The New York Times elegeu recentemente os Lençóis e Manaus como dois dos 52 melhores destinos para visitar em 2023.
O acordo tem duração inicial de 12 meses, prevê ações conjuntas de promoção internacional e o uso da Marca Brasil em empreendimentos e serviços para campanhas com esse fim. A Embratur apoiará a participação do Semeia em atividades promocionais no exterior, enquanto o Semeia compartilhará dados e promoverá workshops de capacitação para os colaboradores da Agência, visando fortalecer e potencializar as iniciativas turísticas nos parques nacionais.
O Instituto espera impulsionar o aumento do número de visitantes internacionais aos parques brasileiros, fortalecendo a cultura do turismo de natureza e diversificando as atividades e experiências oferecidas aos turistas estrangeiros.
(Assessoria de Imprensa)
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001