
A partir de junho – mês que é celebrado a Semana Nacional do Migrante e do Refugiado, entre os dias 19 e 23 de junho -, a OIM, Agência da ONU para as Migrações, e a Fundação Dom Cabral (FDC) ampliam sua parceria para capacitação e desenvolvimento de pessoas refugiadas e migrantes no Brasil. A ação se insere no âmbito do projeto “Oportunidades: integração socioeconômica de migrantes no Brasil”, da OIM, que já apoiou mais de 37 mil beneficiários diretos desde seu início (em dezembro de 2019).
A capacitação que aconteceu inicialmente em Roraima, com cerca de 100 venezuelanos, agora será estendida para pessoas de outras nacionalidades – Cuba, Colômbia, Argentina e países de língua espanhola -, que poderão acessar o conteúdo online de educação empreendedora. O projeto “Oportunidades” tem como objetivo assegurar acesso a meios de subsistência sustentáveis e oportunidades de emprego e apoia a Estratégia de Interiorização realizada pela Operação Acolhida, resposta humanitária do Governo do Brasil frente ao fluxo de pessoas da Venezuela.
A ideia é que a plataforma do Pra>Frente Play, da FDC, sirva tanto para a capacitação online quanto para algumas presenciais. Na plataforma online Pra>Frente Play, a Fundação Dom Cabral oferece aulas que buscam capacitar nano e microempreendedores em Gestão e Empreendedorismo. A plataforma, lançada em 2021, possibilita uma jornada de aprendizagem e desenvolvimento de competências do empreendedor.
Para alcançar as pessoas refugiadas e migrantes hispanofalantes que possuem o desejo de empreender no Brasil, mas encontram barreiras de idioma e conhecimento, o conteúdo do portal foi traduzido para o espanhol em 2023 em parceria com a OIM. Assim, passou a apoiar venezuelanos e venezuelanas nas principais dúvidas na hora de gerar negócios. Com a utilização de vídeos, podcasts e ebooks, a plataforma possui navegabilidade acessível e otimizada, funcionalidades simples e jornadas individualizadas, acessíveis em quatro séries: “Turbine seu negócio”, “Vender mais e melhor”, “Superando desafios” e “Sua caixa sob controle”.
Na primeira etapa, o curso atendeu 97 pessoas, a maioria indígenas venezuelanos das etnias Warao, Kariña, Pemón e Eñepa que estavam em abrigos federais de Boa Vista (RR). As aulas aconteceram no espaço da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), em Boa Vista (RR), equipada com computadores para uso individual e com apoio dos monitores da OIM, que auxiliam com o cadastro na plataforma e eventuais dúvidas. Agora, a ideia é que migrantes e refugiados de outras nacionalidades também possam acessar o conteúdo com apoio dos monitores em outros locais. As próximas turmas serão em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Conde (PB).
Segundo a vice-presidente de Educação Social da FDC, Ana Carolina de Almeida, ao oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, o projeto ajuda estas pessoas a criar e administrar seus próprios negócios, além de fortalecer a própria a economia brasileira. “É uma alegria ampliar este projeto com a OIM e atender mais migrantes e em outras localidades brasileiras”, completa.
Para Alejandrina, 72 anos, o aprendizado foi fundamental para quem está em um novo país e deseja empreender. “Como indígena que chegou no Brasil, é importante esse curso porque nos coloca em contato com a comunidade local. Assim, sabemos como se vende e, sobretudo, como gerar recursos, permitindo que nossos talentos, que passam de geração a geração, tenham espaço por aqui”, complementa.
“A parceria com a Fundação Dom Cabral está nos possibilitando ampliar as atividades de integração econômica não só em Boa Vista, mas em todo o país. As capacitações vão apoiar os venezuelanos e outros migrantes a desenvolverem seu potencial e a contribuir com o desenvolvimento das comunidades de acolhida”, destaca o Chefe de Missão da OIM, Stéphane Rostiaux.
Sobre a OIM
Estabelecida em 1951, a OIM, Agência da ONU para as Migrações, é o principal organismo intergovernamental no campo da migração. Contando com 175 Estados-membros, 8 Estados observadores e escritórios em mais de 170 países, a OIM dedica-se a promover uma migração humana e ordenada para o benefício de todas as pessoas. Para isso, apoia pessoas migrantes ao redor do mundo, desenvolvendo respostas efetivas para as dinâmicas mutáveis da migração e aconselhando sobre políticas e práticas da migração.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 47 anos, que ocupa, nos Rankings de Educação Executiva 2024 do Financial Times, a 5ª posição, no mundo, em Programas Abertos, que são oferecidos para indivíduos, e a 10ª em Programas Customizados, que são desenvolvidos para empresas Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação.
(Assessoria de Imprensa)
11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001