
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
Neste mês de julho, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, entrou para o rol das instituições que compõem a nova etapa da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva, que tem como objetivo a mobilização coletiva em prol desse tema.
Ao lado do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), Instituto Alana, dos movimentos sociais Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) e Mais Diferenças, e da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, o IJC terá como missão contribuir para as principais metas do comitê: tornar 100% das escolas inclusivas, a implementação de políticas de educação com governança participativa, barrar retrocessos nos marcos normativos e na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), além da conscientização da sociedade sobre a importância da educação dessa natureza, sua prática e os impactos negativos do capacitismo.
“As diferenças movem o mundo. Defendemos uma educação que promova condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem na escola regular para todas as pessoas, sejam bebês, crianças, adolescentes, jovens ou adultos, sem distinção. Com políticas públicas eficazes e baseadas nas melhores evidências, aquelas que entendem que a ciência não está dissociada da experiência social e humana, mas sim, que caminham juntas”, destaca Deisiana Paes, coordenadora da área de Defesa e Garantia de Direitos do IJC.
Formada em 2020 por Organizações da Sociedade Civil, a Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva teve atuação conjunta para revogar o Decreto 10.502/2020, que propunha mudanças na PNEEPEI e abria a possibilidade de matrícula de crianças e adolescentes com deficiência em classes e instituições separadas dos demais estudantes.
“O compromisso com a educação inclusiva está em consonância com o paradigma internacional assumido pelos países signatários da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU/2006), entre eles o Brasil, fortalecido pela PNEEPEI, que garante o direito à educação para todos os estudantes, independentemente de sua condição social, etnia, raça, gênero e deficiência”, destaca João Victor Salge, supervisor operacional da área de Defesa e Garantia de Direitos do IJC.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo, contemplando 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.
(Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001