Instituto C&A apoia programa de Empoderamento de Refugiadas

Nota Social
16 de julho de 2024
  • Geral
Compartilhe

O Brasil tem recebido cada vez mais mulheres e crianças migrantes e refugiadas. Números compilados pelo Observatório das Migrações Internacionais (Obmigra) mostram que, dentre os 58.628 solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado, 24.319 eram mulheres. Segundo a Pesquisa realizada para a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) 55,7% dos refugiados no Brasil estão desempregados. Percebendo a urgência do cenário, o Instituto C&A, pilar social da C&A, investirá R$70 mil no programa Empoderando Refugiadas, projeto da Agência da ONU para Refugiados, Pacto Global da ONU no Brasil e ONU Mulheres que capacita empodera mulheres em situação de vulnerabilidade.

O objetivo do projeto é garantir uma visão holística na empregabilidade de mulheres refugiadas. Toda a trajetória é monitorada e pensada na inclusão produtiva e autonomia das participantes inseridas no processo e tem como propósito incorporar integralmente seu empoderamento econômico, incluindo a mudança voluntária da refugiada e sua família para o destino do novo trabalho. As etapas englobam desde cursos preparatórios para desenvolverem habilidades profissionais, socioambientais e atividades de inclusão social, cultural e econômica, até a possibilidade de mulheres formadas participarem de processos seletivos com diversas empresas parceiras do projeto, com possibilidade de contratação.

“Na C&A, estamos comprometidos em promover uma cultura de inclusão e oportunidades. A contratação de 20 mulheres migrantes enriquece nossa equipe com diversas perspectivas, e reforça nosso compromisso com a equidade e o respeito aos direitos humanos”, afirmou Maria Carolina Brasil Borghesi, diretora vice-presidente de gente, cultura e ASG da C&A. Construir uma cultura pautada em diversidade e sustentabilidade do negócio pode ser um desafio, mas precisa ser encarado o quanto antes, complementou a executiva.

O Instituto C&A promoverá, além do investimento financeiro, a contratação de pelo menos 20 mulheres na C&A Brasil. “Estamos muito felizes de sermos parceiros de um projeto tão importante quanto o Empoderando Refugiadas. Precisamos debater sobre o cenário que necessita de mudanças imediatistas, e o Instituto está comprometido com isso. Nosso apoio é uma demonstração de um compromisso contínuo a causa” declara Gustavo Narciso, diretor executivo do Instituto C&A. Até o momento mais de 546 refugiadas estão formadas, mais de 350 pessoas refugiadas contratadas diretamente, durante ou logo após o projeto e mais de 653 interiorizações partindo de Boa Vista.

Apoio do Instituto C&A no cenário de refugiadas e migrantes
O Instituto C&A está constantemente comprometido com a causa do empoderamento de pessoas refugiadas e migrante. O histórico conta com apoio ao CAMI, uma Organização Social sem Fins Lucrativos localizada no Bom Retiro que apoia pessoas migrantes e refugiadas que buscam um recomeço. Ao longo da parceria, foram realizados apoios institucionais e de estrutura física da organização.

Além disso, foi realizado o apoio ao Projeto Cerzindo que capacita pessoas migrantes, em especial na moda. A atuação foi através de apoios institucionais e financeiros ao Projeto Cerzindo, além de investimento para estruturação da comunicação da iniciativa.

O Instituto também contou com o apoio a Aliança Empreendedora em atuação dedicada às Oficinas de Costura lideradas por pessoas migrantes, realizando investimento para capacitação, estruturação e formalização de oficinas de costura. No dia da Dia da Criança migrante, também foi realizado uma grande ação voluntária que mobilizou associados e seus familiares em um dia de atividades para difundir o direito ao Brincar e direito do trabalho de mulheres migrantes e suas crianças.

Sobre o Instituto C&A O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua na construção de novos futuros por meio da moda. Com esse propósito, em suas frentes de Voluntariado Corporativo, Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Institucional, fortalece comunidades de todo o Brasil, atua em sustentabilidade na cadeia e fomenta o acesso a trabalho digno e justo para pessoas e grupos que lutam pela afirmação de seus direitos: comunidades periféricas, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres, refugiados e migrantes. Com mais de 30 anos de história, a instituição também realiza apoios humanitários em situações de calamidade pública, atuando nas necessidades mais urgentes após uma crise. Saiba mais no site.

(Assessoria de Imprensa)

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.