Mulheres de diferentes regiões do Brasil se destacam no enfrentamento aos desastres climáticos


Com foco na empregabilidade, na redução da desigualdade social e acesso à cultura, o Instituto Jatobás, organização da sociedade civil, completou 19 anos de existência com ações que transformam a realidade de milhares de pessoas. A organização administra dois centros culturais com atividades gratuitas e desenvolve programas profissionalizantes dedicados a jovens e mulheres para mobilização de oportunidades e conexões, ampliando a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, o empreendedorismo e a geração de renda.
Apenas em 2023, foram 19.100 pessoas atendidas no Instituto Jatobás, em mais de 992 horas de conteúdos gratuitos através de 432 atividades e 11 trilhas formativas dedicadas aos moradores dos territórios onde atua. As informações completas podem ser conferidas no Relatório de Atividades 2023, disponível no site www.institutojatobas.org.br.
O Instituto está presente há quase 20 anos em Pardinho (cidade do interior, na região da Cuesta Paulista, formada por 8 municípios e 447 mil habitantes), onde administra o Centro Max Feffer de Cultura e Sustentabilidades, e há 2 anos no Campo Belo, bairro da zona sul com 24 favelas no entorno da Água Espraiada, onde está localizado o Galpão Jatobás. Esta região foi escolhida a partir de um mapeamento em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), que identificou os bairros de São Paulo com os piores indicadores sociais. O estudo indicou o distrito do Campo Belo, onde residem cerca de 8 mil famílias em situação de alta vulnerabilidade. Ambos os territórios compartilham o mesmo desafio de reduzir a desigualdade social.
Os programas e cursos do Instituto são desenvolvidos com o apoio de grandes parceiros como Senac, uma das principais instituições de ensino de São Paulo e reconhecido pelo MEC, Senai, que é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, Sebrae, dedicado ao desenvolvimento sustentável de micro e pequenos empreendimentos, e Instituto Técnico Educacional Mirian Menchini (ITEMM), organização sem fins lucrativos que atua com foco em empregabilidade para pessoas entre 15 e 24 anos. A instituição mantém um posto do Sebrae Aqui em seu Galpão, onde são fornecidas orientações para a abertura de empresas de micro e pequeno porte. No ano passado foram realizados 296 atendimentos no posto.
O Instituto Jatobás oferece cursos técnicos e capacitações com profissionais experientes de diferentes áreas de atuação, com trilhas formativas construídas a partir dos três pilares: acolhimento e assistência socioemocional, capacitação técnica e conexão com o mercado e acompanhamento profissional. A inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no mercado de trabalho tem o objetivo de diminuir a exclusão social e fortalecer o desenvolvimento comunitário, promovendo a circulação de recursos dentro das comunidades.
Os trabalhos desenvolvidos nos territórios contribuem significativamente para o progresso dessas comunidades, construindo pontes para um futuro mais justo e igualitário. Em 2023, no Centro Max Feffer, em Pardinho, mais de 120 pessoas participaram de cursos técnicos e programas educacionais realizados pelo Instituto Jatobás, como o Realiza Cuesta, que tem foco em impulsionar a cadeia produtiva oferecendo suporte a negócios de impacto em fase inicial, visando assegurar sua sustentabilidade econômica e financeira.
Outro programa foi o Cuesta Bambu, que tem o objetivo de ampliar a geração de renda, valorizando o artesanato como uma importante fonte econômica na região, a partir da utilização do bambu, que é matéria-prima abundante. Uma nova turma será aberta no segundo semestre de 2024.
Já na capital, o Galpão Jatobás, primeiro equipamento cultural aberto ao público da Água Espraiada, oferece uma programação de atividades gratuitas para moradores da região, que em 2023 tiveram mais acesso a iniciativas com foco na empregabilidade e no empreendedorismo, com a estreia de programas como o Mulheres Espraiadas. Sua meta é fortalecer o protagonismo feminino, por meio da capacitação profissional de mulheres em situação de alta vulnerabilidade social.
O curso reuniu 46 participantes em três turmas para habilitações técnicas nas áreas de gastronomia (confeitaria e padaria), estética (manicure e pedicure) ou cuidadora de idosos. Já em 2024, a segunda edição do programa é dedicada ao setor administrativo, com um curso na área estratégica de compras. No segundo semestre serão abertas novas turmas que abrangerão as áreas de beleza, estética e gastronomia, destinada a mulheres maiores de 18 anos.
O Instituto Jatobás também é reconhecido por sua atuação entre os jovens periféricos, com programa focado no desenvolvimento de competências socioemocionais e formação técnica, visando fortalecer a autoestima e identificar vocações. Dentre eles, destaca-se o Programa Jovens Criativos, que recebeu, ano passado, 50 alunos com idades entre 13 e 17 anos para aprender, na prática, a criar conteúdo para internet, organizar eventos culturais, produzir vídeos, podcasts e elaborar projetos. O trabalho do Instituto com este público rendeu-lhe dois prêmios Empregabilidade Jovem Brasil, concedidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) em 2023 e 2024, quando foi incluído entre as organizações do Terceiro Setor que fazem a diferença a favor da inclusão produtiva da juventude no país.
Em 2023, o Instituto Jatobás reforçou seu objetivo de oferecer ferramentas para que moradores de regiões marcadas pela vulnerabilidade social possam transformar sua realidade e suas comunidades. Seguindo com este projeto, a organização terá uma intensa agenda de cursos e programas no segundo semestre de 2024. Os jovens da Água Espraiada terão acesso a uma nova edição do programa Jovens Criativos, além do Prepara Trampo que tem, como destaque entre os principais pontos abordados, a criação a criação de currículos, a orientação para processos seletivos com dicas desde a preparação para entrevistas até o networking e, por fim, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e autoconhecimento, de forma a valorizar os próprios interesses e competências.
Em Pardinho, a organização irá oferecer o programa de Fortalecimento do Turismo com o objetivo de desenvolver habilidades para impulsionar a geração de emprego e renda por meio do turismo para os moradores da região, por meio de boas práticas em hospedagem e operações hoteleiras, princípios do ecoturismo, valorização da cultura rais e gastronomia local.
Fonte: GIFE
Mulheres de diferentes regiões do Brasil se destacam no enfrentamento aos desastres climáticos
Edital da EBANX recebe projetos de Lei de Incentivo
Calculadora gratuita ajuda na triagem de sintomas de depressão
13º Encontro de Futebol de Rua acontece em SP

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001