
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
*Pollyana de Freitas Andrade Miguel
Nossas experiências moldam nossas decisões. Contudo, mais importante do que uma vivência, é a forma como reagimos a ela emocionalmente e o modo como a consideramos em nosso processo de aprendizado. Quando esse processo advém de um momento de dor intensa, como o luto, o ciclo de aperfeiçoamento humano pode ser rompido drasticamente ou ressignificado de forma positiva.
A reordenação do propósito de vida e, até, de trabalho advindo de momentos de perdas pessoais tem se mostrado presente na formação de lideranças do terceiro setor. Tais personalidades surgem advogando por uma causa, a qual passa do campo pessoal para o campo social, beneficiando pessoas que experienciam situações semelhantes às vivenciadas pela liderança em ascensão. Trata-se de novos indutores da transformação social, que costumam exercer uma liderança carismática e inspiradora.
Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores das Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Sul demostra que tal tipo de liderança é a mais presente no terceiro setor. Em essência, esse é um ramo que é voltado para a resolução de problemas que acometem os seres humanos e o planeta. Portanto, é um campo fértil para a liderança carismática, como conclui Lindholm, um importante estudioso sobre o tema. O autor afirma que movimentos carismáticos insurgem quando as pessoas se sentem marginalizadas e deixadas à própria sorte, sobretudo quando o ambiente apresenta condições adversas à sobrevivência dos indivíduos.
O encontro entre uma liderança carismática e um contexto adverso, como o descrito por Lindholm, na área de tratamento do câncer infantil do Distrito Federal criou um campo fértil para a transformação social desse território. Há mais de duas décadas, Ilda Peliz vivenciou desafios durante o tratamento do câncer de sua filha, de apenas 6 meses de idade na época do diagnóstico. O luto vivenciado após a partida da pequena Rebeca, cerca de dois anos depois do diagnóstico, e todas as dificuldades enfrentadas se transformaram na luta por melhores condições para o tratamento de crianças acometidas pela doença. Dessa luta surgiu um dos maiores hospitais de referência no Brasil para o tratamento de crianças com câncer e outras patologias: o Hospital da Criança de Brasília José de Alencar.
O hospital foi construído com recursos inteiramente privados e, depois, foi doado para o governo com o intuito de consolidar o atendimento público e gratuito. Foram 35 milhões captados para a construção do hospital com base na liderança de Ilda, que agregou parceiros importantes ao longo do caminho, como Nadim Haddad, proprietário das franquias Mac Donald’s do Distrito Federal e Goiás. Essa conjunção de propósitos, que transformou a vida de milhares de crianças e adolescentes, ocorreu porque uma pessoa ressignificou positivamente o seu luto e, disse “Vou transformar isso numa luta”, nas palavras de Ilda. E dessa ressignificação emergiu uma liderança carismática com enorme capacidade de articulação e agregação de parceiros.
Ao longo dos anos, o hospital público tem sido administrado pelo ICIPE, Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, que tem Ilda à frente como presidente. Quanto às parcerias, não apenas permanecem como foram intensificadas. Nadim Haddad exerce o papel de conselheiro na governança do ICIPE e o Mc Donald’s continua revertendo os recursos angariados no Mc Dia Feliz para o hospital.
Esse é um legado que beneficiará várias gerações. Se uma das fases do ciclo do luto é honrar a memória do ente querido, essa etapa foi transposta por Ilda. Ela eternizou a memória de sua pequena filha na fundação do Hospital da Criança de Brasília e possibilita que muitas outras memórias continuem sendo criadas.
————————————————————————–
*Pollyana de Freitas Andrade Miguel
Sobre: Pollyana é escritora e consultora em gestão estratégica, impacto social e mobilização de recursos, atuando principalmente com investimento social privado. Trabalhou em diferentes organizações incluindo ONU, Governo Federal e Sistema S. É autora de livros e métodos neste campo de atuação.
Instagram: @pollydeandradeinside
Site: www.iandenegocios.com
Para acompanhar o quadro Sua história inspira: www.youtube.com/c/DosesMilionárias
Para acessa a pesquisa sobre liderança no terceiro setor: SciELO – Brasil – Liderança e gestão: um estudo em Organizações Não Governamentais (ONGs) na região metropolitana do Recife, PE Liderança e gestão: um estudo em Organizações Não Governamentais (ONGs) na região metropolitana do Recife, PE
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001