
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
A ONG Tangaroa Blue Foundation, com apoio de empresas tecnológicas, está transformando lixo tecnológico em uma ferramenta vital na luta contra as redes de pesca fantasmas. Estas redes abandonadas representam uma ameaça significativa à vida marinha, causando desde ferimentos graves até a morte por inanição de animais que ficam presos sem poder se alimentar ou se mover.
A ideia por trás do projeto, batizado de Project ReCon, surgiu em 2022, quando os voluntários da ONG encontraram bóias de pesca equipadas com GPS durante uma de suas operações de limpeza. Em vez de descartar o equipamento, os voluntários notaram que as bóias ainda funcionavam e poderiam ser reutilizadas para localizar redes fantasmas no oceano.
O Project ReCon tem recebido o apoio de empresas de tecnologia, como a Satlink, que são responsáveis por testar e recondicionar as bóias para garantir seu funcionamento adequado. Após a certificação de que o GPS está funcionando corretamente, são colocadas de volta no mar e começam a detectar a presença de redes de pesca abandonadas.
Desde o primeiro resgate, realizado em setembro de 2023, a ONG já removeu três redes gigantes da costa australiana. A mais recente remoção ocorreu em abril deste ano, quando uma rede de 2,4 toneladas foi retirada com o auxílio de equipamentos fornecidos por uma empresa de mineração.
Atualmente, o Project ReCon conta com o apoio de cerca de 22 empresas comerciais, o que proporciona o auxílio de aproximadamente 100 embarcações para ajudar na remoção das redes. A ONG continua monitorando outras redes fantasmas espalhadas pela costa da Austrália. Para saber mais sobre a atuação da Tangaroa Blue Foundation, acesse: https://tangaroablue.org/.
(Rafaela Eid, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001