Instituto Caramelo promove feira de adoção de pets em São Caetano


O Instituto Unibanco, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), lança o “Guia para Educadores – Caminhos para uma Educação Antirracista”. Inspirado na websérie “Afrocaminhos: Juventudes Negras e Educação”, o documento é voltado para instituições de ensino, comunidades escolares, estudantes, docentes, coordenadores/as pedagógicos/as e gestão escolar interessadas em implementar estratégias e ações que consolidem práticas antirracistas nas escolas. Para isso, ele oferece atividades práticas e reflexões que podem ser incorporadas ao cotidiano escolar, desde reuniões pedagógicas até aulas regulares e encontros com as famílias. O documento está presente na íntegra no Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão.
No mês passado, o Instituto Unibanco e a ABPN disponibilizaram os cinco episódios da websérie, também no Observatório de Educação, que trazem entrevistas de estudantes do Ensino Médio e do Superior que participam ou já participaram do projeto Afrocientista, focado em despertar a vocação científica e incentivar talentos de estudantes negras e negros mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica.
Procurando sensibilizar professores e gestores em relação à importância de se trabalhar as relações étnico-raciais e a equidade na educação a partir do compartilhamento de trajetórias escolares desses estudantes, os conteúdos audiovisuais trazem também falas e discussões sobre identidade racial, racismo no espaço escolar e ações afirmativas vindas de pesquisadores da ABPN e de especialistas, como Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).
As entrevistas foram realizadas durante o 1º Encontro Nacional do Afrocientista, promovido em outubro de 2023 e a produção é da BemTV, produtora independente especializada em ações de educação e comunicação popular e uma das 30 organizações contempladas no I Edital de Fortalecimento Institucional do Instituto Unibanco (2021-2023).
Sinopse dos episódios:
Você pode conferir também a campanha do “Guia para Educadores – Caminhos para uma Educação Antirracista” por meio deste link.
(Assessoria de Imprensa)
Instituto Caramelo promove feira de adoção de pets em São Caetano
Instituto JCA abre 100 vagas para curso gratuito de Excel
Mobilização usa futebol para ampliar debate sobre educação sexual
Universidade Zumbi dos Palmares cria Câmara de Mediação Racial nas Relações de Consumo

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001