
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O Ministério das Cidades em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância lançou a Rede Periferia Vida, uma plataforma que conectará gestores, técnicos e comunidades dos municípios do Programa Periferia Viva para possibilitar a articulação e comunicação entre os diferentes territórios em seus processos de urbanização de favelas. A iniciativa vai contribuir para que jovens tenham voz ativa nas decisões voltadas aos territórios em que vivem.
A Rede Periferia Viva faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, uma política pública voltada à urbanização de favelas. A Rede deve ampliar as oportunidades de participação social de jovens nos debates e decisões sobre as obras de infraestrutura urbana, com foco na garantia integral do direito de crianças e adolescentes. Durante o lançamento, o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, descreveu o investimento nas periferias como “o pagamento de uma dívida histórica que o Brasil tem com o povo mais pobre do nosso país”.
A iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), do UNICEF, e a Universidade Internacional das Periferias (UniPeriferias) coordenam juntos o eixo de comunicação e mobilização social da Rede, com foco em juventudes. Dentro do Periferia Viva, será aplicada a mesma metodologia para mobilização de adolescentes e jovens que o 1MiO utiliza nos programas #AgendaCidadeUNICEF e Selo UNICEF há três anos.
A Secretaria Nacional de Periferias, que lidera o Periferia Viva, aposta na escolha da metodologia como pilar de valorização de saberes e inovações locais, para gerar estratégias inovadoras por meio da cocriação. “A união do Poder Público com os territórios é essencial. Precisamos articular políticas públicas que ficaram ausentes durante muito tempo para levar melhorias às periferias”, disse o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, durante o evento de lançamento.
“Essa é uma oportunidade única de apoiar a participação de jovens na tomada de decisão. Acreditamos que, sobretudo, esse é um movimento inovador de escuta e inclusão das juventudes como atores sociais de relevância nos processos de transformação de suas comunidades”, enfatiza o oficial de educação do UNICEF, Felipe Gonzalez.
Além do UNICEF e UniPeriferias, a Rede Periferia Viva também conta com o apoio de instituições como a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, a Fundação Tide Setúbal, a Universidade das Nações Unidas (UNU-EHS) e o WRI Brasil.
Sobre 1MiO
O 1MiO é uma iniciativa do UNICEF, em parceria com governos, empresas privadas, organizações da sociedade civil e agências da ONU. A iniciativa tem como objetivo proporcionar a jovens e adolescentes de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade, acesso a oportunidades de ensino de qualidade, habilidades digitais, conexão com a internet, participação cívica, treinamento profissional e empregabilidade, por meio de programas de aprendizagem, estágio e emprego. Para esta iniciativa, o UNICEF conta com a parceria estratégica de Silatech, Iberdrola, Microsoft e Accenture.
Fonte: UNICEF
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001