ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, realizou, no dia 13 de agosto, a Oficina de Planejamento de Comunicação para Resposta às Emergências de Estiagem. O evento, que aconteceu no auditório do Palacete Provincial, no centro de Manaus, contou com a participação de organizações do terceiro setor, assessores de comunicação e técnicos de diversas secretarias estaduais, além de representantes de instituições públicas e privadas.
A oficina, organizada em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e financiamento da União Europeia, através do Departamento de Proteção Civil e Ajuda Humanitária (ECHO, na sigla em inglês), teve como objetivo fortalecer a rede de comunicação e resposta às emergências climáticas no Amazonas, que tem enfrentado diversos desafios relacionados à estiagem e suas consequências.
Preparando a Comunicação em Situações de Emergência
O evento proporcionou um dia inteiro de discussões, planejamento e troca de experiências. A oficina foi estruturada em quatro módulos que abordaram desde o contexto local de estiagem até estratégias de comunicação de risco e engajamento comunitário.
A programação foi intensa e incluiu discussões sobre as características climáticas do Amazonas, os impactos da estiagem na saúde das comunidades, e as vulnerabilidades específicas das populações indígenas e ribeirinhas. Um dos focos principais foi o desenvolvimento de mensagens-chave e estratégias de comunicação e que possam ser adaptadas ao contexto local e às diversas audiências, incluindo crianças e adolescentes.
Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus, ressaltou a importância do fortalecimento dos parceiros institucionais em cenários de emergência: “O UNICEF tem trabalhado incansavelmente para apoiar a implementação de medidas preventivas e de resposta às mudanças climáticas, com um foco especial nas crianças e adolescentes, comunidades ribeirinhas e indígenas. Este evento é mais uma etapa desse esforço contínuo para mitigar os impactos da seca na saúde, nutrição e acesso à água potável, além de proteger os mais vulneráveis contra a violência e garantir o acesso à educação.”
Parcerias e Estratégias de Comunicação
Além da presença de equipes da gestão pública das secretarias que compõem o comitê estadual de enfrentamento à estiagem, a oficina também contou com a presença de representantes de organizações da sociedade civil, organizações indígenas e representantes adolescentes e jovens. Essa ampla participação reflete a importância de uma abordagem colaborativa para enfrentar os desafios impostos pela estiagem.
Marcellus Campêlo, secretário da UGPE, destacou a importância da colaboração: “É um espaço de troca e planejamento conjunto de estratégias de comunicação e engajamento comunitário, ferramentas para atuação e criação de planos de ação, compartilhar métodos e conteúdo”, afirma.
Engajamento Comunitário e Mobilização
Um dos momentos mais significativos da oficina foi o módulo dedicado ao engajamento comunitário e à mobilização. Nele, foram discutidas estratégias para incentivar a participação ativa das comunidades na resposta às emergências. A utilização de canais adequados de comunicação e a importância da educação e sensibilização comunitária foram temas centrais, com exemplos práticos de campanhas de sucesso para líderes comunitários.
Ida Pietricovsky de Oliveira, especialista em Comunicação do UNICEF, comentou sobre a importância do engajamento comunitário: “Garantir que as comunidades estejam informadas e ativamente envolvidas nas ações de resposta é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de comunicação de risco. Nossa meta é desenvolver planos de ação que sejam realistas e que possam ser implementados rapidamente em situações de crise.”
Encerramento e Próximos Passos
A oficina encerrou com uma discussão sobre a melhoria contínua e adaptação das estratégias de comunicação, culminando na elaboração de uma proposta de plano de ação. Este evento marcou um passo importante na preparação e fortalecimento das capacidades do Amazonas para enfrentar as emergências de estiagem.
Fonte: UNICEF
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001