
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
Ao longo desta semana, o Compaz Paulo Freire e 17 escolas do bairro do Ibura, no Recife, reúnem-se em um movimento por um bairro livre de violências contra crianças e adolescentes. A “Semana de Proteção” faz parte do projeto Ibura que Protege, iniciativa do UNICEF em parceria com a Asserte e a Prefeitura do Recife, que busca fortalecer políticas públicas destinadas ao enfrentamento de violências de gênero e racismo no território. Com uma programação diversificada, as atividades têm o objetivo de mobilizar e estimular mudanças para garantir um ambiente mais protegido e inclusivo para meninas e meninos.
Até sexta-feira (30), oficinas de leitura, exposições artísticas, teatros, cine debates, contação de histórias e rodas de diálogo, entre outras atividades, farão parte da rotina da comunidade escolar com foco em temáticas de racismo e violência de gênero. A oficial de proteção do UNICEF Corinne Sciortino esclarece que as atividades foram lideradas pelos participantes a partir de uma mobilização proposta pelo projeto para envolver a comunidade escolar, incluindo estudantes, familiares, professores, gestores e demais funcionários das unidades.
“Nos últimos meses, temos realizado um conjunto de iniciativas para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes no Ibura, com um foco especial na violência de gênero e no racismo nas escolas. Acreditamos que a Semana de Proteção será uma demonstração concreta de todo o aprendizado acumulado ao longo desse trabalho,” ressaltou. Entre as atividades estão o lançamento de um grupo de estudantes multilplicadores, oficinas, construção de campanhas, exposições fotográficas, além de abordagens mais lúdicas com estudantes da educação infantil.
Algumas iniciativas passaram a fazer parte, inclusive, dos projetos políticos pedagógicos (PPP) das escolas, ganhando um alcance mais amplo e sustentável. “A Semana de Proteção é uma oportunidade para fortalecer o diálogo e a conscientização sobre temas essenciais para o desenvolvimento seguro de crianças e adolescentes. Com o envolvimento ativo de toda a comunidade escolar, esperamos que as atividades impactem positivamente o planejamento dos profissionais e contribuam para a inclusão contínua de conteúdos de enfrentamento às violências na rotina das escolas e demais equipamentos sociais”, destacou Cleide Moraes, especialista em mobilização da Asserte, organização parceira do UNICEF na implementação do projeto.
O projeto Ibura que Protege faz parte da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, parceria entre o UNICEF, a Prefeitura do Recife e outros parceiros, para a promoção de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes mais vulneráveis, contribuindo para a inclusão, não discriminação e não violência. No Recife, o Ibura foi escolhido como território prioritário. Desde então, profissionais das áreas da educação, saúde e assistência social, além de estudantes, vem participando de oficinas, encontros formativos e articulações, com o propósito de fortalecer as ações de enfrentamento às violências no território.
Fonte: UNICEF
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001