Vozes da Natureza é lançado na Feira do Livro no Pará

Nota Social
22 de agosto de 2024
  • Geral
Compartilhe

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou, no último sábado (17), na abertura da Feira Panamazônica do Livro, o Guia de Possibilidades Pedagócias “Deixa que eu Conto: Vozes da Natureza”. O Deixa que eu Conto é uma iniciativa do UNICEF no Brasil e tem por objetivo levar, para cada menino e menina, histórias, brincadeiras e curiosidades a partir de 30 podcasts, resultado de um trabalho extenso de pesquisa e registro das histórias brasileiras.

O lançamento aconteceu em articulação com a Secretaria Estadual de Educação e as histórias foram apresentadas para cerca de 100 crianças presentes na feira. A publicação, que irá servir de apoio para as ações de formação e de práticas pedagógicas na educação infantil e alfabetização, está em sua segunda edição e tem por foco a Amazônia. De acordo com a especialista em educação infantil Carolina Velho, “a iniciativa Deixa que eu Conto visa convocar as crianças à cocriação e à imaginação para serem protagonistas do seu desenvolvimento e de suas aprendizagens”.

Funcionária do UNICEF mostra publicações para frequentadoras de uma feira de livros
UNICEF/BRZ/Luiz Marques

A proposta do Deixa que eu Conto se deu a partir de pesquisas desenvolvidas junto à educação infantil no Brasil, que revelaram dados desafiadores em relação às práticas pedagógicas dos profissionais. De acordo com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, em um levantamento feito em cerca de 3,5 mil turmas em todo o país, entre creches e pré-escolas, 55% não tinham leitura de livros ou contação de histórias. Outro dado preocupante é que em 42% dessas turmas não eram dadas oportunidades para brincadeiras livres.

Neste sentido, foram feitas recomendações para que estes e outros achados para melhoria da qualidade da oferta educação infantil no país. Entre elas estão planejar experiências diversificadas e lúdicas em que as crianças sejam protagonistas do aprendizado; investir em momentos como ampliação de movimentos, leitura de histórias e brincar livre; e estabelecer uma cultura permanente de acompanhamento da qualidade infantil.

Fonte: UNICEF

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.