
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O Fundo Casa anunciou uma nova chamada de projetos voltada para o apoio emergencial a brigadas voluntárias e comunitárias de combate a incêndios florestais. A iniciativa tem como foco organizações sem fins lucrativos com orçamento anual de até R$500.000,00. Para participar, é necessário que as entidades já estejam formalmente constituídas e possuam brigadistas capacitados com certificado.
O edital, que busca contemplar comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas e ribeirinhas, além de territórios impactados por barragens e mineração, busca priorizar brigadas que atuam em regiões com histórico recente de incêndios florestais. A vulnerabilidade dos territórios e a presença de mulheres em posições de liderança também são fatores que aumentam as chances de seleção dos projetos.
Além disso, o edital também dá preferência para projetos localizados em áreas estratégicas, com maior risco de incêndios e que integrem redes de combate ao fogo. O objetivo principal do apoio é garantir a aquisição de insumos e equipamentos essenciais, como alimentos, ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os recursos também poderão ser utilizados para despesas logísticas, seguros de vida e ajudas de custo para os brigadistas, assegurando a continuidade das operações em campo.
Envio de propostas
As organizações interessadas podem submeter suas propostas por meio da plataforma CasaDigital ou através de um formulário Word, no caso de entidades que ainda não possuem CNPJ. Além disso, é necessário que a documentação completa, incluindo certificados dos brigadistas e comprovantes fiscais, seja enviada junto com o formulário de projetos.
O Fundo Casa tem buscado alternativas para mitigar os efeitos dos incêndios florestais desde 2021, lançando editais anuais que visam estruturar a prevenção e o combate ao fogo por meio do fortalecimento das brigadas e do Manejo Integrado do Fogo.
Para saber mais, acesse o site do Fundo Casa: https://casa.org.br/chamadas/reforco-imediato-apoio-emergencial-as-brigadas-voluntarias-e-comunitarias/.
(Rafaela Eid, do Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001