
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O Sesc Mesa Brasil, a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, está completando 30 anos de ação no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Presente em todo o país, o programa, que nasceu em São Paulo, funciona a partir de empresas e organizações parceiras, que doam seus excedentes de produção ou alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo. Essas mercadorias são recolhidas e entregues pelo Sesc a instituições socioassistenciais cadastradas.
Mesmo três décadas após a criação do programa, a fome segue como um problema urgente no país. Diante disso, até o dia 30 de setembro, o Sesc São Paulo convida a população a ir a uma de suas unidades para contribuir e ampliar as ações do Sesc Mesa Brasil. Nesse período, as 42 unidades do Sesc – na capital, litoral e interior – estão com postos de coleta para que as pessoas possam doar alimentos não-perecíveis, como forma de integrar a rede de solidariedade construída pelo programa.
Referência – O Sesc entende que a alimentação é um direito de todos e, por isso, o Sesc Mesa Brasil atua com o objetivo de minimizar a fome, a insegurança alimentar e o desperdício por meio de duas ações: a primeira, denominada Colheita Urbana, estabelece a conexão entre empresas doadoras de alimentos e instituições sociais que os utilizam para complementar as refeições servidas às pessoas por elas assistidas, além de atender famílias em situação de insegurança alimentar.
A segunda é de caráter educativo, promovendo cursos e oficinas voltados a instituições sociais beneficiadas e empresas doadoras, com o propósito de sensibilizar e orientar sobre a importância da alimentação adequada e saudável, boas práticas relacionadas ao recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos, além de técnicas culinárias como as de aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo com a qualidade das refeições servidas nesses espaços.
Em São Paulo, o programa está presente em 20 unidades do Sesc e conta com o Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil – CECAM, espaço que tem por objetivo captar e armazenar grandes quantidades de doações vindas de distribuidores e produtores de legumes, verduras e frutas, além dos itens provenientes do comércio e da indústria.
Saiba mais sobre o programa em sescmesabrasil.sescsp.org.br
(Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001