
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
Uma iniciativa no Brasil realizada pelo Movimento por uma Cultura de Doação (MCD) busca cultivar a doação, incentivando um maior comprometimento com as organizações da sociedade civil (OSC). Trata-se do Termômetro da Doação, instrumento que reúne dados importantes sobre o panorama da filantropia no país, com o intuito de traçar e monitorar estratégias que tragam melhorias para o setor. O novo mecanismo foi lançado em 05 de setembro, durante evento realizado em São Paulo (SP).
Compreendendo a complexidade que envolve o fortalecimento de uma cultura doadora no Brasil, o Termômetro da Doação busca monitorar as cinco diretrizes que compõem o MCD: educar para uma cultura de doação; promover narrativas engajadoras; criar ambiente favorável; fortalecer as OSCs e fortalecer o ecossistema.
“Em 2019, o MCD iniciou um processo colaborativo de definição de suas diretrizes norteadoras. Percebeu-se, então, que seria necessário monitorar seus avanços ao longo do tempo para que os esforços do campo pudessem ser sempre canalizados para onde há lacunas a serem preenchidas”, detalha Pâmela Ribeiro, coordenadora de Programas do GIFE. Ela afirma que o objetivo do MCD é atualizar os dados periodicamente para que seja uma ferramenta de monitoramento constante.
“O Termômetro também serve para a gente comunicar para o campo e para a sociedade como um todo como nós estamos evoluindo como uma sociedade mais generosa, mais doadora, não apenas considerando as diretrizes, mas também olhando para as práticas”, completou Camila Cirillo – Coordenadora da Agenda de Avaliação do GIFE e Diretora Executiva da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA).
“Esperamos que o Termômetro seja mais um importante instrumento para guiar o campo da cultura de doação e que contribua para a definição de estratégias, individuais ou coletivas, mais efetivas para a promoção de uma cultura mais doadora no Brasil”, finalizou Pâmela.
Fonte: GIFE
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001