
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O UNICEF e Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizaram a oficina “Criança e Natureza”, por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM/SEMED. O evento contou com a participação de 40 pessoas, entre elas 34 gestores de Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que fazem parte da iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), além de gestores da área de Educação Infantil da SEMED. Com o objetivo de capacitar profissionais da UAPI Educação Infantil, os gestores puderem refletir e ampliar o repertório para a transformação das práticas cotidianas nas escolas de educação infantil tendo o tema central criança e natureza.
“A realização da oficina é uma experiência incrível, pois vivenciamos momentos em que os relatos sobre as brincadeiras de infância, muitas vezes esquecidas, devido ao contexto atual, nos fez refletir e resgatar, através de histórias e atividades práticas, momentos marcantes em nossas vidas. Dessa forma, poderemos desenvolver e aplicar no nosso ambiente escolar atual; abrindo a janela para várias possibilidades”, disse Luiz Oliveira, chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage/SEMED).
A oficina foi estruturada em torno da necessidade de reconectar as crianças com a natureza em um mundo onde o tempo de exposição a telas e ambientes fechados aumenta a cada dia. Diversas pesquisas globais indicam que o sedentarismo e a falta de contato com o meio ambiente resultam em sérios danos ao desenvolvimento integral das crianças. Por isso, a proposta da formação foi não apenas discutir os problemas, mas também explorar as oportunidades e benefícios que surgem quando crianças e natureza interagem de maneira positiva, buscando transformar as práticas cotidianas nas escolas de educação infantil.
A pedagoga Ana Carol Thomé, especialista em Educação e Natureza e coordenadora do programa “Ser Criança é Natural”, foi a formadora da oficina. Com uma sólida formação em Educação Lúdica, Psicomotricidade e Educação Inclusiva, Ana Carol enfatizou a importância da educação experiencial, unindo teoria e prática, sempre alinhada às diretrizes curriculares e ao protagonismo das crianças e professoras.
Matheus Rangel, oficial de Educação do UNICEF, ressaltou a relevância da temática no atual contexto desafiador da Amazônia, que enfrenta estiagens históricas e focos de fumaça. “O cuidado com a natureza é intrínseco ao cuidado com a comunidade e com as crianças, onde não há autocuidado do indivíduo, cuidado da comunidade ou da cidade, sem o cuidado com o equilíbrio e a sustentabilidade da natureza”, disse. De acordo com Carolina Velho, especialista em Educação Infantil do UNICEF, “estas oficinas buscam trazer (re)conexão, pois todos nós, em algum momento quando crianças, brincamos e nos confundimos com os elementos da natureza, como subir numa árvore, pular no rio, brincar de casinha com folhas e galhos e lama, brincar na chuva. É importante que as crianças não percam isso e mais, que estes elementos sejam parte do processo de aprendizagem.”
É possível existir uma relação entre criança e natureza nas grandes cidades? Como podemos pensar esta relação no contexto da escola em áreas urbanas? Essas e outras questões foram abordadas ao longo da oficina, que buscou entrelaçar experiências de educadores da Educação Infantil com investigações sobre iniciativas que promovem a educação ambiental pelo mundo. A formação promoveu reflexões cruciais sobre os impactos das mudanças climáticas e incentivou ações práticas adaptáveis às diversas realidades.
Fonte: UNICEF
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001