
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O Instituto Neoenergia anunciou o apoio ao Observatório das Baixadas, iniciativa inovadora no combate às mudanças climáticas em áreas de baixada. Seu principal objetivo é promover as melhores práticas de adaptação climática para as baixadas brasileiras e mitigar os riscos relacionados a eventos climáticos extremos, além de fortalecer a participação das comunidades locais na criação e implementação de soluções.
Realizado em parceria com a COP das Baixadas e o Perifa Connection, o projeto nasce como uma resposta às crescentes ameaças impostas pela crise climática que impedem o alcance da justiça climática no Brasil. Especialmente nas baixadas que vem sofrendo grandes impactos devido aos efeitos cada vez mais intensos das mudanças climáticas.
Dados cruzados pelo Observatório do documento “Favelas e Comunidades Urbanas 2019”, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com informações obtidas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), em 2024, demonstram que 30% a 35% das favelas e comunidades urbanas do Brasil são tecnicamente áreas de baixada.
O cenário faz das populações dessas localidades umas das mais afetadas pela crise climática, o que reforça a importância de ações como o Observatório das Baixadas para o desenvolvimento sustentável e o alcance da justiça climática no país, propósitos alinhados diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Como o Observatório apoiará o combate às mudanças climáticas?
Serão muitas as ações conduzidas pelo Observatório das Baixadas para contribuir com o enfrentamento às mudanças climáticas, entre elas a criação de uma plataforma digital, que incluirá:
“O apoio ao Observatório das Baixadas é uma aposta do Instituto Neoenergia pelo fomento à busca de respostas complexas por quem mais sofre os efeitos das mudanças climáticas: os territórios e pessoas mais vulneráveis. Estamos com uma expectativa muito positiva sobre a capacidade dos nossos parceiros em desenvolver essa solução”, explica Renata Chagas, diretora-presidente da organização.
Mais informações acerca da contribuição do projeto com a agenda de justiça climática e o combate à crise climática podem ser encontradas no site do Observatório das Baixadas. Na plataforma digital do Instituto Neonergia estão reunidas todas as informações acerca da sua atuação no âmbito do pilar ambiental em alinhamento aos ODS.
Fonte: GIFE
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001