O que motiva as pessoas a serem voluntárias?

ONG News
25 de outubro de 2024
  • Geral
Compartilhe

Cerca de 7,3 milhões de pessoas atuam em ações voluntárias no Brasil, de acordo com o levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, o que motiva essa multidão de pessoas a doarem parte do próprio tempo para ajudar os outros? 

De acordo com o levantamento ‘O Despertar para o Voluntariado’, realizado pela organização Atados, as razões que levam alguém a participar de um trabalho voluntário são variadas e a se dedicar a causas sociais é visto como uma forma de transformar a realidade. 

Segundo a pesquisa, o que motiva as pessoas a serem voluntárias são:

  • Ajudar as pessoas (19%);
  • Desejo de mudar o mundo (15%);
  • Desenvolvimento pessoal (8%);
  • Sentir que faz a diferença (7%);
  • Situação do país (7%);
  • Satisfação (3%).

De fato, o exercício do voluntariado é uma ótima forma para contribuir para a construção de um mundo melhor, impactar a vida de outras pessoas de maneira positiva e desenvolver habilidades para quem atua nas causas sociais. Ou seja, os objetivos que induzem ao início da atividade voluntária são alcançados e vários outros ganhos são trazidos pela dedicação do tempo à contribuição com uma causa social, como: 

  • Recompensas à saúde e ao bem-estar, 
  • fortalecimento emocional, 
  • novas descobertas e oportunidades, 
  • exercício da empatia e ampliação da visão de mundo são resultados da prática do voluntariado.

Esses benefícios também são elementos para fortalecer a motivação ao longo do desenvolvimento das ações voluntárias. 

O que motiva os voluntários do Instituto Algar? 

No Instituto Algar, são desenvolvidas ações para fortalecer o engajamento e a motivação dos participantes do Programa de Voluntariado. Uma delas é o ‘Encontro de Voluntários’, evento realizado anualmente para promover um momento de confraternização, aprendizado e celebração de conquistas com os associados (como são chamados os colaboradores do grupo Algar) que se dedicam ao voluntariado. 

Em uma ativação realizada no Encontro promovido em 2024, os voluntários do Programa contaram o que os motivou a entrar no movimento de fazer o bem e dedicar parte do seu tempo para o voluntariado. Em um espaço com um telefone, os participantes registraram suas mensagens e o cenário indicado pela pesquisa mencionada é comprovado: o desejo de promover impacto positivo na vida de outras pessoas e contribuir para transformar a realidade são os principais motivadores. 

Confira algumas das motivações que os voluntários compartilharam:

 “Poder sempre fazer o bem e ajudar o próximo”

“Querer servir as pessoas, fazer o bem e somar com o próximo”

 “Ver a felicidade e o sorriso no rosto do outro quando a gente faz o bem”

“Conseguir ver a satisfação das pessoas quando são ajudadas”

“A alegria no rosto de cada coração que a gente alcança e pessoa que a gente encontra, é o que motiva a cada dia”

“Servir ao próximo é um prazer”

“Fazer o bem para as pessoas e me encontrar mais sentido nessa vida”

“Apoiar a transformação do mundo”

 “Vontade de fazer um pouco mais pelo outro e conseguir me sentir feliz com isso” 

“Gratificação de ser uma pessoa melhor a cada dia que passa. Dar um pouquinho de mim a outra pessoa e esse pouco fazer a diferença na vida dela”

“Amo ajudar as pessoas. Gosto de ver os outros felizes e isso me motiva. Ver as pessoas se sentindo bem com algo que fiz, é algo muito legal”

“Participar do voluntariado preenche a minha vida de felicidade. Ajudar o próximo é muito gratificante”

“Poder transformar vidas e assim transformar a minha também”

“Acolher pessoas que estão precisando pelo menos um abraço”

Como motivar voluntários em um programa corporativo

Para manter a “chama” pelo voluntariado acesa e seguir motivando os participantes do Programa a atuarem no trabalho voluntário, no Instituto Algar são desenvolvidas algumas ações com propósito de reconhecer e valorizar a sua dedicação. Entre as estratégias adotadas estão:

Encontro de Voluntários: o momento acontece anualmente com o propósito de reunir os voluntários para confraternizar e trocar experiências. No Encontro são realizadas palestras com figuras renomadas que abordam temas relacionados ao Voluntariado, momentos de descontração e compartilhamento de resultados sobre o Programa. 

Prêmio Alexandrino Garcia: Os comitês de voluntários que se destacam ao longo do ano são reconhecidos com o ‘Prêmio Alexandrino Garcia’, premiação que leva o nome do fundador do grupo Algar. Atualmente, o prêmio possui três categorias: ‘Inspiração’, ‘Resultados’ e ‘Engajamento’. 

Vários requisitos são considerados na avaliação para escolher o vencedor, que é divulgado durante o ‘Encontro de Voluntários’, e os premiados levam troféus e presentes.

Além dessas atividades, a estrutura do Programa de Voluntariado conta com líderes e colíderes sociais que apoiam os voluntários com a organização e gerenciamento das atividades executadas, facilitando a sua atuação.

Quer saber mais sobre o Programa do Instituto Algar? Acesse a página sobre o Voluntariado clicando aqui

Fonte: InstitutoAlgar

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
O "Nossa Causa" é um portal de notícias dedicado ao fortalecimento e disseminação de informações sobre o terceiro setor no Brasil. Nosso compromisso é fornecer conteúdo de alta qualidade e relevância, abordando temas como responsabilidade social, voluntariado, filantropia e inovações sociais. Com uma equipe de jornalistas especializados e colaboradores apaixonados, buscamos amplificar vozes e iniciativas que promovem impacto social positivo, além de oferecer análises e insights que auxiliam organizações e indivíduos engajados em causas sociais.
Nas Redes
Fale Conosco

Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.