Sociedade civil retoma participação na CONABIO

ONG News
1 de outubro de 2024
  • Geral
Compartilhe

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) a lista das organizações da sociedade civil eleitas para compor a Comissão Nacional de Biodiversidade (CONABIO). O colegiado foi esvaziado em fevereiro de 2020, como parte de uma política de ataques às políticas socioambientais na gestão de Jair Bolsonaro. O anúncio de hoje é um marco na retomada de uma sociedade mais justa e democrática, e ação essencial para que o Brasil assuma seu papel na luta para reverter a acelerada perda de biodiversidade. 

“Esta é uma reconquista da sociedade civil, que tinha perdido espaço nos fóruns e conselhos nos últimos anos, como uma tentativa de banir a nossa representatividade. Além do nosso retorno à CONABIO, conseguimos a inclusão da representação por bioma e a participação da juventude e o equilíbrio de gênero nas indicações entre titular e suplente na instituição”, detalha Michel Santos, gerente de Políticas Públicas do WWF-Brasil. 

Entre as entidades que voltam a participar da CONABIO está o WWF-Brasil, eleito para assuntos referentes à Zona Costeira e Marinha. Para Amazônia, o assento no colegiado ficou para a Conservação Internacional Brasil; Caatinga, com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável (Fundação Araripe); Cerrado, com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN); Mata Atlântica, com a Fundação SOS Pró-Mata Atlântica; Pampa, com o Instituto Curicaca; e Pantanal com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). 

De acordo com Santos, estes são os primeiros passos de uma longa jornada. “Entre os desafios dessa nova composição do colegiado está a discussão sobre o caráter deliberativo da CONABIO. Atualmente, ela está de maneira consultiva. É primordial que a sociedade civil tenha voz ativa para unirmos forças entre o poder público e a ciência”, finaliza. 

A CONABIO é uma comissão do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima responsável por acompanhar e orientar a implementação de políticas nacionais de biodiversidade. Além das organizações que representam a sociedade civil, o colegiado é composto por representantes de órgãos governamentais, e juntos têm o papel de propor e discutir meios de implementação de políticas nacionais sobre a biodiversidade. Leia aqui a íntegra do resultado da eleição do CONABIO.  

Sobre o WWF-Brasil 

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 28 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. 

Fonte: WWF-Brasil

Veja mais notícias sobre
newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias relacionadas
Dados de uso da Inteligência Artificial na filantropia

Falar sobre Inteligência Artificial no campo socioambiental brasileiro ainda é um desafio. Pouco se discute sobre o tema e, quando falamos, quase sempre esbarramos na mesma dificuldade: informações e dados muito difusos. É por isso que o Canal Sabiar existe — para democratizar o acesso de informações sobre as tecnologias e fomentar um debate crítico […]

O Portal Nossa Causa - uma iniciativa do Instituto Nossa Causa - é plataforma digital voltada para o desenvolvimento e fortalecimento do setor social, oferecendo conteúdos educativos, jornalísticos e estratégicos que informam, inspiram e mobilizam pessoas, organizações e causas. Essa iniciativa surge em resposta à necessidade de combater a desinformação e ampliar o acesso a conteúdos de qualidade sobre impacto social e terceiro setor.
Nas Redes
Fale Conosco

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

newsletter
Fique por dentro de todas as notícias com o nosso resumo semanal.
Newsletter v2

Ao informar os meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.