Especialistas ensinam estratégias para apoiar captação de recursos de ONGs


O Pacto Global – Rede Brasil realiza dois side events para discutir temas como a questão racial e a inclusão produtiva de jovens negros, bem como empreendedorismo, salário digno e a influência da tecnologia e da inteligência artificial durante o 13º Fórum de Empresas e Direitos Humanos, que acontece de 25 a 27 de novembro, em Genebra, na Suíça. A delegação brasileira nos eventos paralelos à programação oficial organizada anualmente pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos conta com cerca de 50 pessoas convidadas, entre representantes de empresas participantes e engajadas com direitos humanos, membros do poder público, da academia e da sociedade civil, que debaterão com especialistas nacionais e internacionais nesse tema.
“Ao reunir especialistas de diferentes setores com perspectivas complementares, o Pacto Global – Rede Brasil fomenta discussões de alto nível sobre o papel do Brasil como protagonista global, especialmente diante do aumento das legislações nacionais no Norte Global, com destaque para os países europeus. Nosso objetivo, nesses eventos, é aprofundar debates sobre mecanismos de reclamação, responsabilidades nas cadeias produtivas e a importância do salário digno, além de avançar em temas como direitos humanos e tecnologias. Essas discussões são essenciais para fortalecer a atuação do setor privado e alinhar o país às melhores práticas globais”, enfatiza Mônica Gregori, COO e diretora de Impacto do Pacto Global – Rede Brasil, que abriu o primeiro evento, na sede da ACNUR, ao lado do coordenador geral de Direitos Humanos e Empresas do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Edmilson Santos, e de Ana Miria, do Ministério da Igualdade Racial (MIR). No encerramento, o evento contou com a participação da oficial sênior da Seção de Diversidade, Equidade e Inclusão da Divisão de Recursos Humanos do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (UNHCR/ ACNUR da sigla em português), Anna de la Varga Fito.
Os painéis propostos nos side events do Pacto Global buscam desenvolver ações correlatas entre o tema central do fórum – ações inteligentes para a solução de problemas e a proteção dos direitos humanos – com a realidade que o setor privado brasileiro possui atualmente e com foco no futuro também. “Esses debates em Genebra reforçam o importante papel do Pacto Global no país, enquanto uma plataforma que reúne o setor empresarial para atuar com impacto positivo e efetivo na agenda de direitos humanos e empresas nacionalmente. Também dá a oportunidade do diálogo estratégico e a troca de experiências entre as empresas da rede brasileira e demais pessoas convidadas com integrantes da Delegação no Fórum Global de Empresas e Direitos Humanos”, destaca Gabriela Almeida, gerente-executiva de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global – Rede Brasil.
Entre os especialistas de renome mundial que participam dos debates como keynote speakers estão Heidi Hautala, ex-vice-presidente do Parlamento Europeu, o professor Surya Deva, relator especial das Nações Unidas sobre o Direito ao Desenvolvimento, e o jurista internacional Damilola S. Olawuyi, professor de direito, árbitro, autor e consultor de políticas, com experiência em direito de petróleo, mineração, energia e meio ambiente. Olawuyi é vice-reitor adjunto da Universidade Afe Babalola, na Nigéria.
No dia 25, no evento paralelo ‘Transversalidade na Agenda Racial’, entre os destaques na programação está a apresentação do relatório “Meninos Negros: Finanças, futuro e trabalho’, realizado pelo Instituto PDH e PapoDeHomem, com apoio institucional do Pacto Global. A gerente geral Marina Moreira apresentará os dados do estudo e a palestra ‘Projeto Meninos: sonhando os homens do futuro. Um olhar para a questão étnico-racial’. No mesmo dia, acontecerão os debates sobre ‘Tecnologia, Inteligência Artificial e seus impactos nos Direitos Humanos’, com Vivian Broge, vice-presidente de Relações Humanas e Marketing da TOTVS; Magdalena Garcia Elorrio, especialista social e coordenadora de Projetos (Trabalho e Direitos Humanos) da equipe de Direitos Sociais e Humanos da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente; Janine Berg, do Departamento de Investigação da OIT em Genebra; com mediação de Eva Nascimento de Menezes, do Banco do Brasil; e sobre ‘O Pacto dos Pactos’, com Natalia Paiva, diretora-executiva do MOVER (Movimento pela Equidade Racial); Gilberto Costa, cofundador e diretor-executivo do Pacto da Promoção da Equidade Racial; Gabriela Almeida, gerente-executiva de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global – Rede Brasil; e mediação de mediação de Margareth Goldenberg, diretora-executiva do Movimento Mulher 360, embaixador do Movimento Elas Lideram 2030, e CEO da Goldenberg Diversidade.
No dia 27, no Palácio das Nações, durante o evento paralelo ‘A Voz do Sul Global para o Norte Global’, será lançado o Pacto Setorial Florestal sobre Direitos Humanos no âmbito do Pacto Global – Rede Brasil, em parceria com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), com a liderança da Suzano e participação de outros atores-chave do setor florestal. O painel de lançamento terá a presença de Fabian Fernandes Bruzon, diretor de Operações Florestais da Suzano. Neste dia, também serão realizados os painéis ‘Cadeias de Valor Global: Implementando direitos humanos e fomentando o trabalho decente’, com Sue Wolter Vianna, gerente de Riscos Sociais e Direitos Humanos da Petrobras; Edwal Portilho, presidente executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial); Marina Leal, head de Direitos Humanos da Natura; e mediação de Clara Serva, sócia da TozziniFreire e GBI Advisor; e um firechart sobre ‘Legislação Europeia e os Impactos no Brasil’, com Germán Zarama, gerente da OCDE para a América Latina e Caribe em Conduta Empresarial Responsável; e Heidi Hautala, ex-vice-presidente do Parlamento Europeu.
Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org
(Assessoria de Imprensa)
Especialistas ensinam estratégias para apoiar captação de recursos de ONGs
Edital apoia projetos socioambientais em São Paulo
População amazônica apresenta propostas climáticas antes da COP30
80 anos da ONU: confira 8 curiosidades sobre a organização

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001