Mulheres de diferentes regiões do Brasil se destacam no enfrentamento aos desastres climáticos


Visando contribuir com o desenvolvimento socioemocional de crianças no ambiente escolar e familiar, a Fundação Itaú lança o curso “Estratégias Socioemocionais para as Infâncias”, em parceria com especialistas do Easel Lab da Faculdade de Educação de Harvard e do Brasil. A formação permitirá que professores e educadores conheçam os conceitos centrais das habilidades socioemocionais e da metodologia SEL Kernels (do inglês Social-Emotional Learning), que utiliza brincadeiras como meio de aprendizagem, e formas de aplicar com as crianças. Desenvolvida pelo Easel Lab da Faculdade de Educação de Harvard, essa abordagem inclui um conjunto de atividades, jogos e rotinas aplicáveis em diversos contextos.
“Os SEL Kernels foram projetados para serem flexíveis, acessíveis e eficazes na promoção de competências fundamentais, como o reconhecimento e a gestão de emoções, a comunicação assertiva e a capacidade de resolução de conflitos. Essas habilidades são essenciais não apenas para o desenvolvimento integral das crianças, mas também para oferecer bases sólidas para que enfrentem desafios, construam relações saudáveis e fortaleçam a empatia e a abertura para compreender os sentimentos dos outros”, explica Sonia Dias, gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social.
Essas práticas foram implementadas em municípios e estados no Brasil e em outros países, recebendo nomes distintos conforme a adaptação a cada realidade local, como ‘Sementes’ em Paraty (RJ), ‘BASE’ no Rio de Janeiro, e ‘Caroço’ no Amazonas. A trilha formativa inclui dois cursos: um introdutório e outro de aprofundamento em aprendizagem socioemocional e nos SEL Kernels. Essa iniciativa é fruto da experiência adquirida pela implementação dos Kernels no território amazônico, nomeada de Projeto Caroço, que capacitou professores e profissionais da educação para práticas pedagógicas aplicáveis à realidade brasileira.
Internacionalmente, os SEL Kernels têm sido aplicados em países como Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, Estônia, Líbano, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Uganda e Ucrânia. Em Uganda, por exemplo, são conhecidos como SEL Boosters, e na Nigéria, como Dabaru.
O curso de introdução está disponível na Escola Fundação Itaú, plataforma de cursos e soluções educacionais on-line da Fundação Itaú e também no AVAMEC (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação). No início de 2025, será lançado um percurso de aprofundamento, ampliando o acesso e proporcionando um conhecimento ainda mais detalhado e contextualizado sobre essa abordagem.
Estratégias Socioemocionais para as Infâncias
Onde: Plataformas da Escola Fundação Itaú e do AVAMEC
Público alvo: Professores (as) da rede pública de ensino e gestores(as) escolares
Investimento: Gratuito
Fonte: GIFE
Mulheres de diferentes regiões do Brasil se destacam no enfrentamento aos desastres climáticos
Edital da EBANX recebe projetos de Lei de Incentivo
Calculadora gratuita ajuda na triagem de sintomas de depressão
13º Encontro de Futebol de Rua acontece em SP

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001