

O retorno às aulas marca um momento de organização para pais e responsáveis, que precisam voltar à rotina escolar, incluindo na hora do preparo dos lanches dos alunos/alunas. Para quem tem restrições alimentares, esse processo pode ser desafiador, exigindo uma alta dose de criatividade e muita atenção na segurança de uma dieta adequada.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo vivem com Doenças Raras, muitas diagnosticadas já na infância. No Brasil, estima-se que cerca de 13 milhões de pessoas vivem com essas condições, que frequentemente envolvem restrições alimentares severas, como intolerâncias, alergias ou metabólicas específicas como a Fenilcetonúria (PKU).
Com o objetivo de proporcionar refeições saborosas, o Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, oferece a loja Divina Dieta, que apoia famílias com o desafio da alimentação restritiva.
“A alimentação vai além do aspecto nutricional, ela é também uma experiência social e afetiva, especialmente no ambiente escolar. Nosso objetivo é garantir que todas as crianças, independentemente de suas restrições, possam consumir lanches saborosos e inclusivos em seu dia a dia”, explica Mariana Ferra, supervisora da loja Divina Dieta do IJC.
Receitas que incluem pessoas com alimentação restritiva
A loja Divina Dieta oferece opções adequadas para diferentes condições alimentares como alergia ao glúten, intolerância à lactose e dietas de restrição de proteínas. Entre as sugestões disponíveis estão:
Lançado em 2013, a loja Divina Dieta tem um cardápio variado com alimentos sem glúten, leite, ovos, castanhas, amendoim e produtos de origem animal. Todas as opções são indicadas para pessoas com doença celíaca, intolerância à lactose, alergia à proteína do leite e, até mesmo, doenças metabólicas raras, como a Fenilcetonúria. Os produtos da Divina Dieta podem ser encontrados na loja física no IJC, no e-commerce, além de canais como WhatsApp, e-mail e telefone.
Saiba mais em: Divina Dieta | Instituto Jô Clemente
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há mais de 63 anos, promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. O IJC apoia a Defesa de Direitos das pessoas com deficiência; dissemina conhecimento por meio de pesquisas científicas e inovação; fomenta a Educação Inclusiva e a Inclusão Profissional, além de oferecer assessoria jurídica às famílias das pessoas que atende.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 5080-7000 ou visite o site do IJC (ijc.org.br).
(Assessoria de Imprensa)
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001