
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O Programa de Bolsas Líderes Estudar, iniciativa da Fundação Estudar, abre suas inscrições entre os dias 28 de janeiro e 06 de abril. Criado em 1991, a iniciativa oferece bolsas que podem cobrir até 90% dos custos acadêmicos e despesas pessoais como moradia, transporte, alimentação e livros, para estudantes brasileiros aceitos em instituições de excelência no Brasil ou no exterior. Em 2025, a iniciativa procura talentos de diversas áreas, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), saúde, agroindústria e mercado financeiro, entre outras.
O público-alvo é composto por brasileiros de até 34 anos com excelência acadêmica, perfil realizador, que entendem as conquistas coletivas como maiores do que as individuais e que saibam da importância de liderar pelo exemplo, contribuindo para transformar o Brasil. São jovens que sonham grande, têm ambição de deixar um legado e se destacam por iniciativas concretas em suas trajetórias.
A campanha deste ano apresenta um grande diferencial: a integração do Programa de Bolsas Tech Fellow como uma vertical do Programa de Bolsas Líderes Estudar. Esta iniciativa, que até então era um programa de bolsas separado, passa a fazer parte do Programa de Bolsas Líderes Estudar, fortalecendo as conexões e ampliando o impacto da comunidade da Fundação Estudar.
Muito mais do que uma bolsa de estudos
Com 33 anos de história, o programa já beneficiou mais de 900 pessoas, criando uma comunidade diversa e influente que se destaca em diferentes setores. O efeito do programa não se restringe aos números de bolsas concedidas, já que quem se torna fellow Estudar passa a receber apoio vitalício da organização. Segundo pesquisa de mensuração de impacto, realizada pela própria Fundação Estudar, os bolsistas se destacam por sua rápida ascensão profissional e influência no mercado de trabalho. Em média, 76% assumem posições de liderança em até três anos após a formação.
A comunidade formada pela Fundação Estudar também se destaca no empreendedorismo. Dos 81% dos membros que iniciaram seus próprios negócios após ingressarem no programa, mais da metade afirma que as conexões proporcionadas pela rede foram determinantes para o crescimento de suas iniciativas. “Esses números não apenas ilustram o sucesso individual dos participantes, mas também destacam o impacto coletivo que a rede promove na sociedade brasileira, transformando o sonho grande em ações concretas”, afirma Lucas Mendes, diretor-executivo da Fundação Estudar.
Além dos resultados profissionais, o programa promove um ciclo virtuoso de transformação, em que cada bolsista atua como um agente de mudança em sua área e no Brasil. Os membros da rede têm papel decisivo em projetos que otimizam processos, geram inovações tecnológicas e impulsionam o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
“O programa valoriza não apenas a excelência acadêmica e os feitos concretos dos candidatos, mas também observa, de acordo com a área e a etapa de carreira, os comportamentos que fizeram com que a pessoa chegasse lá, como a ambição e vontade de deixar um legado coletivo, o pensamento crítico, a capacidade de mobilização e a busca incessante por se desenvolver. Ao apoiar talentos excepcionais e conectá-los a uma rede de oportunidades, o Programa de Bolsas Líderes Estudar cumpre sua missão de moldar o futuro do país, consolidando-se como uma referência em desenvolvimento de pessoas que são exemplos em seus setores”, afirma Mendes, que também é fellow da instituição da turma de 2014.
Sobre a Fundação Estudar
A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que impulsiona o potencial de jovens talentos brasileiros a cada nova geração, para que liderem transformações relevantes nos mais diversos setores do país. Fundada em 1991, sua comunidade conta com mais de 900 fellows em diferentes fases de carreira, que receberam não apenas apoio financeiro para estudarem em instituições de excelência no Brasil e no exterior, mas também apoio vitalício para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Entre suas iniciativas, a Estudar também conta com o Prep Program, preparatório gratuito para estudantes do ensino médio que sonham ingressar nas melhores universidades do mundo, e um portal digital que democratiza informações de qualidade, inspirando milhares de jovens brasileiros a ambicionarem oportunidades de estudo em instituições de ponta no Brasil e no mundo. A Fundação Estudar reafirma, assim, sua missão de criar oportunidades para gente boa agir grande e transformar o Brasil.
As inscrições estarão abertas até o dia 6 de abril pelo link.
(Assessoria de Imprensa)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001