

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Estado do Pará, anuncia uma nova etapa de ações voltadas para jovens de Belém, com o objetivo de prepará-los para oportunidades relacionadas à COP 30. A iniciativa surge como resultado de uma série de oficinas realizadas entre 9 e 13 de dezembro de 2024, que engajaram 267 participantes de cinco territórios urbanos da cidade: Cabanagem, Benguí, Guamá, Terra Firme e Jurunas.
Durante as oficinas, adolescentes e jovens, com idades entre 14 e 29 anos, identificaram desafios e mapearam oportunidades locais com base na valorização cultural, capacitação técnica e estímulo ao empreendedorismo. O processo teve como prioridade a inclusão de mulheres, jovens negros, indígenas e LGBTQIA+, reafirmando o compromisso da iniciativa com a diversidade e a equidade.
As oficinas foram realizadas através de uma parceria entre o projeto Um Milhão de Oportunidades (1MiO), uma iniciativa do UNICEF que busca promover o acesso seguro de adolescentes e jovens ao mundo do trabalho, e as Usinas da Paz.
Resultados das oficinas e demandas identificadas:
Próximos passos
A partir dessas escutas, será realizada uma Assembleia Comunitária no primeiro semestre de 2025 para validar as prioridades identificadas nas oficinas e definir os cinco cursos a serem implementados. A execução das capacitações será distribuída em três ciclos intensivos previstos para o período de abril a novembro de 2025, abrangendo cinco Usinas da Paz em Belém e duas na região metropolitana.
O projeto conta com o suporte da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (SEAC), da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (SECTET). Essas instituições desempenharão papéis fundamentais, desde a articulação operacional até a garantia de suporte pedagógico e institucional.
“Essa parceria reflete a importância de ações coordenadas para preparar a juventude de Belém para as oportunidades e demandas de um evento global como a COP 30, fortalecendo suas competências e promovendo o desenvolvimento dos territórios onde vivem”, afirma Felipe Gonzalez, oficial do UNICEF para o 1 Milhão de Oportunidades.
Para as suas ações de promoção de oportunidades e acesso ao mundo do trabalho decente nos estados do Pará e Maranhão, o 1MiO conta atualmente com a parceria estratégica do Instituto Equatorial.
Sobre 1MiO
A iniciativa, liderada pelo UNICEF, é uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e, especialmente, jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente para adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Em dois anos, o 1MiO já reúne mais de 160 empresas, 7 estados, 8 centros urbanos, 1.800 municípios e gerou mais de 670 mil oportunidades.
Sobre as Usinas da Paz
As Usinas da Paz são complexos multifuncionais que oferecem uma variedade de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. O projeto, elaborado pelo Governo do Pará, é coordenado pela Secretaria de Estado Articulação da Cidadania (Seac).
As Usinas ofertam mais de 70 serviços intersetoriais, como cursos profissionalizantes, serviços de emissão de documentos, reforço escolar, eventos e outras ações de cidadania, esporte, saúde e lazer. Todas as atividades realizadas são disponibilizadas de forma gratuita à população, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.
Sobre o Instituto Equatorial
O Instituto Equatorial tem a missão de gerar impactos tangíveis e sustentáveis em comunidades nas regiões onde o Grupo Equatorial atua, com foco em educação, empregabilidade e inclusão social. Através de parcerias estratégicas busca qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade para um futuro mais próspero, sempre alinhado à sustentabilidade e ao crescimento social responsável.
Fonte: UNICEF
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001