Instituto Ponte abre inscrições para bolsas educacionais


Em celebração ao Mês da Mulher, o Instituto Cultiva, organização não governamental voltada à educação para a cidadania e participação social, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), lança o curso online “A Mulher Brasileira e o Mundo do Trabalho”. A formação, que acontecerá entre os dias 10 e 31 de março, é aberta a todos os públicos, com foco especial em mulheres de todas as idades e em situação de vulnerabilidade. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Instituto Cultiva até o dia 07 de março.
O curso será ministrado pela plataforma Moodle às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, pela professora e doutoranda em Sociologia pela UFRGS, Daniela Damion. A formação abordará a exploração de gênero no capitalismo, o impacto do neoliberalismo e as desigualdades de gênero e raça no mundo do trabalho, refletindo sobre o papel das mulheres no sistema de produção material.
O objetivo principal das aulas é discutir conceitos fundamentais de gênero e trabalho. “A partir da história da inserção das mulheres no mercado de trabalho e das lutas feministas por direitos fundamentais, analisaremos a atualidade do mundo do trabalho que se caracteriza pela flexibilidade e precarização, ao mesmo tempo pelo crescimento do empreendedorismo entre as mulheres”, conta Daniela.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2024, as mulheres trabalham, em média, 2,3 horas a mais que os homens por semana, somando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Ainda assim, e com um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 78,9% do rendimento dos homens.
A professora Daniela será a convidada do terceiro episódio do podcast Cultiva Cast,produção do Instituto Cultiva no Spotify, no quadro Educação em Foco, para discutir as relações e desigualdades de gênero na educação.
Com um total de 40 horas e 200 vagas disponíveis, a formação será oferecida no formato online, com aulas síncronas que ficarão gravadas para acesso posterior. Além das aulas, as participantes terão acesso a materiais complementares, como apresentações em PowerPoint e textos-guia. A taxa de inscrição é de R$ 100.
Além disso, serão disponibilizadas entre 5 e 10 cotas para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo pessoas trans/travestis, pessoas com deficiência (PCD) e população de negros, pardos e indígenas. O número exato de bolsas será definido conforme a quantidade total de inscritos.
“A nossa metodologia de ensino tem uma concepção freireana, priorizando um atendimento próximo ao aluno e a combinação entre teoria e prática”, destaca Micaela Gluz, Coordenadora de Educação do Instituto Cultiva. Segundo ela, o curso terá momentos de muitas discussões em grupo e com convidados externos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Ao final da formação, será fornecida uma certificação emitida pelo IFSP.
Para realizar as inscrições no curso “A Mulher Brasileira e o Mundo do Trabalho”, clique aqui para acessar a página oficial.
Sobre o Instituto Cultiva
O Instituto Cultiva é uma ONG fundada em 2002 com foco na educação para a cidadania, participação social e gestão pública.
(Assessoria de Imprensa)
Instituto Ponte abre inscrições para bolsas educacionais
ONG abre inscrições para voluntários em Pelotas
Aberto edital para combate ao desmatamento na Amazônia
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001