Crescer divulga livro sobre atuação educacional


O Instituto Mondó, organização dedicada ao desenvolvimento sustentável de territórios vulneráveis por meio de soluções sociais inovadoras, lançou na última quarta-feira (12) o segundo episódio do programa “Estação Ecoar”, parte do podcast Rádio Mondó. A iniciativa busca aprofundar o debate sobre a crise climática e seus impactos em diversas áreas, como Educação, Juventudes, Cultura e Combate à Pobreza, sempre com foco na preservação ambiental.
Nesta primeira temporada, desenvolvida em parceria com a rede Uma Concertação pela Amazônia e o Instituto iungo, o projeto conta com quatro episódios em formato de áudio e vídeo. O episódio mais recente, disponível no Spotify e no YouTube, destaca o papel da Educação Ambiental e como ela pode se transformar em ações concretas dentro e fora da sala de aula.
A cientista política Beatriz Lacerda, coordenadora do Grupo de Trabalho de Juventudes da rede Uma Concertação Pela Amazônia, conduz a conversa com Marcos Alexandre da Silva Pinto, estudante do terceiro ano do Ensino Médio em Benevides (PA), e Ana Elisa Quintella de Moura, aluna do segundo ano do Ensino Médio em Belém. Os jovens compartilham suas experiências sobre como os aprendizados sobre sustentabilidade impactam suas vidas e comunidades.
“Quando aprendemos sobre essas questões ligadas ao meio ambiente, de preservação e sustentabilidade, levamos isso para casa e passamos a adotar práticas que realmente fazem diferença”, pontua Ana Elisa.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR
O episódio complementa o primeiro lançado no dia 5 de junho, que abordou a implementação da Educação Ambiental como componente curricular nas escolas paraenses, após a criação da política estadual de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Pará, em 2023.
Nesse primeiro episódio, a educadora Renata Mônaco, articuladora do Instituto iungo no Pará, conduz o debate com Mauro Tavares, coordenador pedagógico de Educação Ambiental da Secretaria de Educação do Pará (Seduc-PA), e Brenda Costa, professora da Escola João Carlos Batista, em Ananindeua (PA). O grupo discute como a nova política tem transformado a educação ambiental no estado e incentivado o protagonismo juvenil.
Um dos exemplos apresentados foi o projeto liderado por Brenda Costa, no qual seus alunos produzem sabão ecológico e biodegradável a partir de óleo de fritura e mangas, alimentos com alto índice de desperdício na comunidade.
“Com a Educação Ambiental como componente curricular, os jovens passaram a compreender melhor os desafios ambientais e a criar soluções dentro da própria comunidade”, destaca a professora.
PRÓXIMOS EPISÓDIOS
Os episódios do “Estação Ecoar” foram gravados durante a segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada em novembro de 2024. Entre os convidados, estão a presidente da Fundação Vale, Flávia Constant, o professor Eduardo Neves e estudantes da rede pública do Pará.
A mediação dos próximos episódios ficará a cargo de Fernanda Rennó, da rede Uma Concertação pela Amazônia, e Júlia Jungmann, diretora de Relações Institucionais do Instituto Mondó. Para Júlia, a iniciativa fortalece o debate sobre sustentabilidade e políticas ambientais no Brasil.
“A realização da COP-30 em Belém, em 2025, será um marco para as discussões climáticas, e é essencial ampliarmos esse debate. Trazer essas questões para um podcast, com especialistas, líderes e representantes da sociedade civil, é a nossa contribuição para que mais pessoas se envolvam nessa pauta urgente”, afirma.
Os episódios do “Estação Ecoar” serão lançados semanalmente, sempre às quartas-feiras. Os dois primeiros já estão disponíveis no Spotify (link) e no canal do Instituto Mondó no YouTube (link).
(Redação Nota Social com informações da assessoria de imprensa)
Crescer divulga livro sobre atuação educacional
Mulheres vítimas de violência têm canal de atendimento na COP30
Firmando um acordo de cooperação com o Governo Federal
Guia orienta ativistas sobre segurança, cultura e espaços em Belém

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001