Aberto edital para combate ao desmatamento na Amazônia


No próximo dia 22 de março (sábado), a partir das 20h30, acontecerá o maior movimento ambiental global – a Hora do Planeta do WWF. Em sua 19ª edição e com o tema a “Maior Hora para a Terra”, a ação é um ato de esperança e inspiração em prol do planeta e deve reunir milhões de pessoas em mais de 180 países e territórios.
Desde sua criação em 2007, a Hora do Planeta é conhecida por seu momento de “luzes apagadas”. Atualmente, porém, não são só marcos e edificações em todo o mundo que se apagam: pessoas ao redor do globo são convidadas a se desligar simbolicamente de seu dia a dia e a “Dedicar uma Hora ao Planeta”, investindo 60 minutos em algo positivo para o nosso planeta. Em 2024, mais de 1,5 milhão de horas foram doadas por apoiadores em todo o mundo. Todo mundo pode registrar sua ação no site: https://bit.ly/dediqueumahora.
Por meio do banco de horas, a Hora do Planeta convida todos, em todos os lugares, a encontrar as maneiras mais agradáveis de doar uma hora pela Terra. Seja cozinhando uma refeição sustentável em casa, assistindo a um documentário sobre a natureza, fazendo uma caminhada consciente pela floresta para aproveitar a natureza e sentir a terra, ou participando de uma busca em casa para identificar e trocar produtos não-sustentáveis por alternativas ecológicas – há inúmeras opções para escolher. O banco de horas fornece uma lista de atividades e eventos com base nos interesses e preferências de estilo de vida dos participantes, desde comida e condicionamento físico até arte e entretenimento.
“Diante de tantos desafios ambientais e das mudanças climáticas extremas, o ato de apagar as luzes e dedicar 60 minutos a alguma atividade que reverta em favor do nosso planeta é mais que uma ação de engajamento e de conscientização das pessoas. Ele é um exercício de amor. Por isso, convidamos toda a sociedade – indivíduos, empresas, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e pontos turísticos – a participarem da Hora do Planeta, dedicando um pouco do seu dia para cuidar do nosso bem mais precioso, o planeta Terra”, diz Daniela Teston – diretora de Relações Corporativas do WWF-Brasil. “Há várias maneiras de participar, além de apagar as luzes. Não importa o tamanho da ação: o importante é participar e ter atitudes positivas em prol do meio ambiente no seu dia a dia”, finaliza Daniela.
Para Yves Calmette, diretor sênior de comunicação de marca da Rede do WWF Internacional e diretor global da Campanha Hora do Planeta, “A Hora do Planeta tem tudo a ver com tornar a ação ambiental acessível, agradável e significativa. Ao alinhar nossas ações com as paixões e interesses das pessoas, podemos inspirar ainda mais indivíduos a se juntarem ao movimento. O Banco de Horas foi criado para mostrar que todos podem contribuir para proteger nosso planeta, não importa onde estejam ou o que amem fazer. Com base no incrível feito de 2024, quando atingimos o marco de 1,5 milhão de horas, pretendemos estender esse número para 2 milhões de horas este ano. Juntos, podemos criar um futuro mais brilhante e sustentável.”
Kirsten Schuijt, diretora-geral, WWF Internacional, lembra que “Nunca houve tanto em jogo. O ano passado foi o mais quente já registrado — encerrando a década mais quente, com os mares mais quentes já registrados. Também testemunhamos incêndios florestais, tempestades e secas históricas. Nosso mundo está em perigo e estamos nos aproximando rapidamente de pontos de não-retorno climáticos perigosos, além dos quais os principais ecossistemas podem nunca mais serem capazes de se recuperar. A Hora do Planeta é um lembrete poderoso da urgência de agir enquanto ainda podemos. Não se trata apenas de desligar as luzes: trata-se de ligar um movimento global pela mudança. Ao envolver indivíduos, comunidades e empresas, podemos criar uma força coletiva que impulsiona o impacto real e inspira esperança por um futuro sustentável.”
Para mais informações, acesse horadoplaneta.org.br.
Fonte: WWF-Brasil
Aberto edital para combate ao desmatamento na Amazônia
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001