
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
Para celebrar seus 79 anos de história, a Fundação Dorina Nowill para Cegos lançou o Dorinacast, um videocast dedicado à empregabilidade de pessoas com deficiência visual. A primeira temporada, intitulada Caminhos para Empregabilidade, traz sete episódios sobre desafios e oportunidades no mercado de trabalho e é apresentada por Fábia Mistreta, especialista da Fundação que também tem baixa visão. O videocast traz conversas com especialistas e convidados sobre inclusão profissional e está disponível no YouTube.
O primeiro episódio da série contou com a participação de Ana Lúcia Varotto, psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas, e Danielle Freitas, assistente social com experiência em gerontologia e atuação com pessoas com deficiência visual. Durante o programa, as convidadas discutiram a importância dos processos de reabilitação e capacitação como pilares fundamentais para a empregabilidade de pessoas cegas e com baixa visão. Acesse aqui para assistir ao 1° episódio.
Impacto na Inclusão e Acessibilidade
Durante o ano de 2024, foram realizados 35.137 atendimentos individuais no setor de habilitação e reabilitação, beneficiando diretamente 1.791 pessoas cegas e com baixa visão. Outros 1.552 familiares também receberam suporte, somando 15.475 atendimentos.
A produção de materiais acessíveis alcançou números significativos: foram impressas mais de 7 milhões de páginas em braille e editadas 266 mil páginas. Além disso, o estúdio da Fundação gerou cerca de 36 mil páginas em formato de áudio, ampliando o acesso à informação para um público ainda mais amplo.
Expansão e Modernização
Com o aumento da demanda pelos serviços especializados, a Fundação Dorina Nowill também está investindo na ampliação de suas instalações. A reforma inclui a revitalização do Centro de Memórias, que abriga máquinas de braille, regletes e documentos históricos, e a criação de uma biblioteca acessível ao público, com materiais em formatos impresso, falado e digital. “No último ano, vimos um crescimento significativo da demanda por nossos serviços. Nosso objetivo é continuar sendo um agente transformador, promovendo igualdade de oportunidades e criando um ambiente mais inclusivo para todos”, destaca Eduardo de Oliveira, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill.
Para acompanhar mais sobre a organização, acesse o site fundaçãodorina.org.br.
(Redação Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001