ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


Para celebrar seus 79 anos de história, a Fundação Dorina Nowill para Cegos lançou o Dorinacast, um videocast dedicado à empregabilidade de pessoas com deficiência visual. A primeira temporada, intitulada Caminhos para Empregabilidade, traz sete episódios sobre desafios e oportunidades no mercado de trabalho e é apresentada por Fábia Mistreta, especialista da Fundação que também tem baixa visão. O videocast traz conversas com especialistas e convidados sobre inclusão profissional e está disponível no YouTube.
O primeiro episódio da série contou com a participação de Ana Lúcia Varotto, psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas, e Danielle Freitas, assistente social com experiência em gerontologia e atuação com pessoas com deficiência visual. Durante o programa, as convidadas discutiram a importância dos processos de reabilitação e capacitação como pilares fundamentais para a empregabilidade de pessoas cegas e com baixa visão. Acesse aqui para assistir ao 1° episódio.
Impacto na Inclusão e Acessibilidade
Durante o ano de 2024, foram realizados 35.137 atendimentos individuais no setor de habilitação e reabilitação, beneficiando diretamente 1.791 pessoas cegas e com baixa visão. Outros 1.552 familiares também receberam suporte, somando 15.475 atendimentos.
A produção de materiais acessíveis alcançou números significativos: foram impressas mais de 7 milhões de páginas em braille e editadas 266 mil páginas. Além disso, o estúdio da Fundação gerou cerca de 36 mil páginas em formato de áudio, ampliando o acesso à informação para um público ainda mais amplo.
Expansão e Modernização
Com o aumento da demanda pelos serviços especializados, a Fundação Dorina Nowill também está investindo na ampliação de suas instalações. A reforma inclui a revitalização do Centro de Memórias, que abriga máquinas de braille, regletes e documentos históricos, e a criação de uma biblioteca acessível ao público, com materiais em formatos impresso, falado e digital. “No último ano, vimos um crescimento significativo da demanda por nossos serviços. Nosso objetivo é continuar sendo um agente transformador, promovendo igualdade de oportunidades e criando um ambiente mais inclusivo para todos”, destaca Eduardo de Oliveira, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill.
Para acompanhar mais sobre a organização, acesse o site fundaçãodorina.org.br.
(Redação Nota Social)
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001