
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
O município de Aveiro, localizado no Sudoeste do Pará, recebe até o dia 13 de março uma importante iniciativa de atendimento médico para comunidades ribeirinhas. A bordo do barco hospital Papa Francisco, 19 voluntários da ONG paulistana Zoé estão promovendo uma série de atendimentos especializados, beneficiando a população local com consultas e procedimentos cirúrgicos. Esta é a 33ª expedição da organização na região.
Com uma previsão de cerca de 500 atendimentos, a equipe realiza cirurgias laparoscópicas de vesícula, cirurgias de hérnia e ginecológicas, além de consultas em dermatologia clínica, pediatria e clínica geral. Também serão feitos exames de ultrassom para diagnósticos mais precisos.
Pela primeira vez desde o início das atividades da Zoé na região, em 2019, a expedição inclui atendimentos odontológicos e consultas oftalmológicas. Além das consultas, os pacientes receberão óculos gratuitamente, incluindo armações e lentes, graças à doação de uma ótica parceira. A empresa também enviou especialistas responsáveis pela montagem dos óculos durante a expedição. “Essa ampliação de nosso atendimento, com a inclusão de dentistas e oftalmologistas, é muito importante porque vem ao encontro de uma demanda da região”, afirma o médico cirurgião Marcelo Averbach, presidente da ONG Zoé.
Averbach destaca que a exposição intensa ao sol, característica do cotidiano dos pescadores e trabalhadores rurais da região, afeta a saúde ocular dessa população. Além disso, muitos moradores necessitam de correção visual e nunca tiveram acesso a óculos adequados.
O atendimento acontece majoritariamente no barco hospital Papa Francisco, que, segundo Averbach, está bem equipado para a realização dos procedimentos. A Zoé levou ainda equipamentos adicionais, como um instrumental cirúrgico para procedimentos laparoscópicos, um ultrassom portátil e um bisturi elétrico para pequenos procedimentos dermatológicos.
O acesso da população aos atendimentos
Aveiro é um município de acesso fluvial e a população das comunidades ribeirinhas é informada sobre a chegada do barco hospital por meio dos Agentes Comunitários de Saúde. “É muito interessante ver as famílias chegarem em pequenos barcos para serem atendidas”, comenta Averbach.
Com aproximadamente 15 mil habitantes distribuídos em uma área de 17.158 km², Aveiro tem suas origens na comunidade indígena Mundurucu e foi elevado a município em 1883. Uma das curiosidades históricas da região é Fordlândia, projeto idealizado por Henry Ford para plantação de seringueiras, que acabou fracassando após um investimento de milhões de dólares entre 1927 e 1945.
Sobre a ONG Zoé
Criada no final de 2019, em São Paulo (SP), a ONG Zoé tem como missão levar assistência médica especializada às comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós e Baixo Amazonas, assim como ao povo indígena Zoé. Fundada principalmente por médicos com experiência em atendimentos na Amazônia, a ONG já realizou 32 expedições antes da atual, totalizando 11.040 atendimentos com a participação de 296 voluntários.
Para contribuir com a iniciativa, doações podem ser feitas pelo site: www.ongzoe.org/doe.
(Redação Nota Social)
Primeira edição do Black STEM selecionou cinco estudantes
As inscrições para a Chamada Programa Incentivar estão abertas até o dia 16 de maio
Em um mundo onde os desafios não conhecem fronteiras, o voluntariado nos lembra da força do coletivo
Entenda como a escolha e o registro do nome fortalecem a identidade e garantem a legalidade da sua organização
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001