Aberto edital para combate ao desmatamento na Amazônia


O projeto “Direitos Humanos para Todas as Pessoas” busca sensibilizar o público para a importância da construção de redes solidárias e do fortalecimento de políticas públicas inclusivas. Com uma programação abrangente, os eventos promovidos pelas unidades do Sesc São Caetano e Sesc Santo André representam no Grande ABC a iniciativa do Sesc SP, que promove diálogos, oficinas, apresentações culturais e visita mediada a memorial para fortalecer redes colaborativas e a efetivação dos direitos fundamentais.
A terceira edição do projeto destaca a importância das “Redes Colaborativas” que implica em facilitar o trabalho entre indivíduos, organizações, coletivos, movimentos sociais, lideranças comunitárias e instituições sociais para alcançar objetivos comuns, compartilhar saberes e gerar conhecimento coletivamente. Nesse sentido, com o objetivo de fortalecer e promover essas redes, durante o evento acontecem os LABS DH – espaços dedicados ao encontro e a articulação entre esses grupos que estimulam o intercâmbio de experiências, promovem diálogos, propõe soluções e ampliam conexões.
A programação tem início hoje, dia 19 de março, no Sesc Santo André, com a exibição do filme O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias, um drama de 2006 que retrata a ditadura militar no Brasil sob a perspectiva de um garoto de 12 anos. A sessão acontece às 15h, no Teatro, com classificação indicativa de 10 anos e retirada de convites no dia da atividade. Logo após, às 17h30, ocorre o bate-papo “Memória Política da Ditadura Civil no Brasil”, conduzido pelo coletivo História da Disputa, que trará reflexões sobre o filme e o contexto histórico do regime militar no país.
Amanhã, 20 de março, o coletivo História da Disputa promove uma visita guiada ao Memorial da Resistência, em São Paulo. O percurso inclui pontos históricos da cidade, como a Praça da Sé, o Vale do Anhangabaú e o Theatro Municipal, finalizando no edifício que abrigou órgãos de repressão e hoje é um espaço de memória e reflexão. A participação é gratuita e exclusiva para aqueles que assistiram ao filme e participaram do bate-papo no dia anterior. O encontro acontece às 13h no Sesc Santo André.
Já no dia 21 de março, o Sesc São Caetano recebe o quinteto vocal Os Escolhidos, formado por jovens imigrantes do Congo, República Democrática do Congo e Angola. Com um repertório de músicas tradicionais e autorais cantadas à capela em cinco línguas africanas, o grupo traz ao público uma experiência musical única e emocionante. O show acontece às 20h, na Convivência, com ingressos gratuitos, e classificação indicativa de 12 anos.
No dia 24 de março, a programação segue no Sesc São Caetano com a palestra “Sexualidade, Direitos Sexuais e Reprodutivos”, ministrada por Dulce Xavier. A atividade propõe um debate sobre os tabus históricos relacionados à sexualidade e ao prazer, além de discutir o papel do movimento de mulheres na luta por direitos sexuais e reprodutivos. O encontro acontece às 19h, na Convivência, com entrada gratuita e classificação indicativa de 18 anos.
Encerrando a programação, no dia 26 de março, as unidades promovem no Sesc Santo André duas ações voltadas à proteção da infância e juventude. Às 15h, no Espaço de Tecnologias e Artes, ocorre o debate “Crianças e Adolescentes em Situação de Desproteção”, reunindo instituições e serviços do ABCDMRR para discutir os desafios enfrentados por coletivos e organizações que atuam diretamente com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A atividade tem classificação indicativa de 16 anos e é gratuita.
Ainda no Sesc Santo André, das 17h30 às 20h, acontece o “Laboratório de Direitos Humanos”, conduzido pela Profa. Dra. Maria Cristina de Oliveira. O encontro promove uma reflexão sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a importância da proteção social diante do desmonte de políticas públicas. A metodologia, baseada na educação freiriana, propõe um debate participativo em grupos sobre a questão: “Com quem crianças e adolescentes podem contar para garantir sua proteção integral?”. A inscrição é gratuita e deve ser realizada previamente.
Para mais informações, acesse o portal do Sesc SP ou entre em contato pelo telefone (11) 4223-8800 / 4469-0000.
(Assessoria de Imprensa)
Aberto edital para combate ao desmatamento na Amazônia
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001