

A Associação Brasil Parkinson (ABP) lançou nesta semana o Manual de Alimentação, Nutrição e Suplementação na Doença de Parkinson, um guia voltado ao público diagnosticado com a enfermidade. Com 95 páginas, o material apresenta orientações práticas e científicas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes por meio de hábitos alimentares mais saudáveis e ajustados às suas necessidades.
O manual foi desenvolvido pelas nutricionistas Maura Corá, Mariana Burmeister e Maria de Fátima Nunes Marucci e está disponível no site da associação por R$ 20,00, acrescido do valor do frete. (Compre o manual aqui).
Entre os principais pontos abordados estão a importância da hidratação, a priorização de alimentos ricos em nutrientes e a exclusão de ultraprocessados. O guia recomenda a ingestão diária de legumes, verduras, frutas, cereais integrais e proteínas magras como peixes e frango. Além disso, reforça o uso de métodos de preparo mais saudáveis, como assados, grelhados ou refogados, e a escolha por queijos brancos e iogurtes naturais sem aditivos.
Outro destaque do manual é a orientação sobre a interação entre a alimentação e a medicação levodopa, utilizada no tratamento da doença. Segundo as especialistas, o consumo de proteínas deve ser controlado, com o medicamento sendo ingerido pelo menos uma hora antes ou depois das refeições. A indicação de suplementos também deve ser feita exclusivamente por profissionais da saúde.
Além das orientações alimentares, o material também incentiva a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável, com a prática regular de exercícios, descanso adequado e manutenção de vínculos sociais.
A publicação integra uma série de materiais educativos produzidos pela ABP, como os títulos Com Parkinson e de bem com a vida, Manual de Exercícios para pessoas com Doença de Parkinson e Manual de Orientações Fonoaudiológicas na Doença de Parkinson. “Com esses lançamentos, cumprimos nossa missão de ampliar o acesso à informação de qualidade, baseada em evidências científicas, e contribuir para o bem-estar de quem enfrenta os desafios da doença”, afirma a presidente da organização, Dra. Érica Tardelli.
Segundo a associação, a iniciativa também homenageia o legado do fundador da ABP, Dr. Samuel Grossmann, que acreditava na importância de oferecer apoio integral “a quem perdeu seu bem supremo – a saúde”.
(Redação Nota Social)
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001