
Quem participa doa para a organização e ganha camisetas, canecas e ecobags para presentear as mães
Começa nesta quarta-feira (7) o 13º Congresso GIFE, maior encontro da América Latina sobre filantropia. Com o tema “Desconcentrar poder, conhecimento e riquezas”, o Congresso promovido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas — que há 30 anos atua pelo fortalecimento do Investimento Social Privado (ISP) no país — deve reunir mais de mil participantes, entre especialistas e lideranças do setor, organizações da sociedade civil e representantes de governo.
Pela primeira vez após 15 anos, o encontro acontece fora de São Paulo. Até sexta-feira (9), parte robusta do ISP nacional e internacional estará reunida com o objetivo de apontar soluções para o enfrentamento às desigualdades e emergências climáticas.
A escolha de Fortaleza para sediar o 13º Congresso GIFE explica-se pelo fato de o estado do Ceará abrigar uma pujante rede articulada de investidores sociais privados. Além disso, o Nordeste vivencia o crescimento do ISP por meio de organizações estruturadas e iniciativas transformadoras, configurando-se como região propícia à ampliação de parcerias e ações que contribuam com a redução das desigualdades no país.
O cantor e compositor Chico César será a principal atração cultural do 13º Congresso GIFE, que tem o apoio da Fundação ArcelorMittal, Fundação Itaú, Vale, Fundação Ford Foundation e Open Society Foundations. O show “Vestido de Amor” será na noite de quinta-feira (8), na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria Estadual de Cultura e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Autor de sucessos como “Mama África”, “À Primeira Vista” e “Deus Me Proteja”, o paraibano se apresenta na Gare, com acessibilidade em Libras. A abertura do show será com o DJ cearense Nego Célio.
No dia do evento, haverá a garantia de entrada para 500 pessoas, por ordem de chegada [no dia do evento], a partir das 18h. O acesso à Estação das Artes só será permitido até 21h. Na ocasião, o público será incentivado a doar 1kg de alimento não perecível [exceto sal] destinado ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado do Ceará, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.
O CONGRESSO
Outra personalidade confirmada para o 13º Congresso GIFE é Abigail Disney, ativista e cineasta. Com 64 anos de idade, Abigail herdou, aos 21, uma fortuna de 10 milhões de dólares deixada pelo tio-avô Walt Disney. Estima-se que, de um patrimônio atual na casa de 500 milhões de dólares, ela tenha doado mais de 70 milhões de dólares a causas relacionadas com mulheres em situação de vulnerabilidade.
A vinda de Abigail Disney ao 13º Congresso GIFE é uma parceria entre GIFE, Elas + Doar para Transformar, Aliança de Fundos de Mulheres e Feministas da América Latina e do Caribe (LAC) e Prospera – International Network of Woman’s Fund. O convite para uma mulher como Abigail também busca incentivar a ampliação da diversidade de gênero no universo do Investimento Social Privado: um dos principais desafios do campo, no Brasil.
O estudo qualitativo inédito “Olhares do ISP: reflexões e análises à luz do Censo GIFE“, de 2024, ressaltou a concentração de pessoas brancas em espaços de tomada de decisão, como os conselhos deliberativos e o quadro de lideranças executivas das maiores instituições filantrópicas do país associadas ao GIFE. Outra pesquisa referência para o setor, o Censo GIFE 2022-2023 também constatou, em números, que cerca de dois terços das cadeiras nestes conselhos são ocupadas por homens.
“Não se pode mais ignorar questões que demarcam as brutais desigualdades em nossa sociedade, principalmente de gênero e raça. É urgente a busca de condições para um planeta socialmente mais equânime e ecologicamente habitável”, enfatiza o secretário-geral do GIFE, Cassio França. “Nesta edição, o propósito do Congresso é avançar na direção de um Investimento Social Privado ainda mais comprometido com efetivas transformações sociais e o desenvolvimento sustentável”, reforça.
(Assessoria de Imprensa)
Quem participa doa para a organização e ganha camisetas, canecas e ecobags para presentear as mães
Estudo do Inesc observa que, entre 2023 e 2024, apenas duas ações do Ministério de Minas e Energia foram destinadas especificamente à promoção da transição energética
Relatório aponta que apenas R$ 12,67 milhões foram destinados em 2024 aos quilombolas para ações de comercialização, abastecimento e acesso a mercados da agricultura familiar e de comunidades tradicionais
As inscrições para o Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Setúbal se encerram em 11 de julho
Fale: 11 3251-4482
WhatsApp
redacao@notasocial.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo – SP | CEP 04001-001