
O Dia das Boas Ações chega à sua 10ª edição em 2025 como o maior movimento nacional de mobilização pelo voluntariado. Realizada pelo Atados, a campanha acontece até o dia 1º de junho, com ações presenciais e on-line em diversos estados. O objetivo é engajar pessoas em atividades solidárias e fortalecer organizações sociais por meio da participação voluntária.
Desde a primeira edição, em 2015, o evento já conectou mais de 100 mil voluntários a mil organizações sociais em todo o Brasil. Neste ano, mais de 40 ações já estão confirmadas e a expectativa é reunir cerca de duas mil pessoas engajadas em causas sociais. As inscrições seguem abertas no site oficial da campanha, tanto para quem quer ser voluntário quanto para instituições que desejam cadastrar atividades.
A programação inclui atividades de curta duração, presenciais ou online, acessíveis a quem deseja dar os primeiros passos no voluntariado. Uma das novidades de 2025 é o modelo “Conheça minha ONG”, em que as organizações recebem visitantes interessados em entender melhor seu trabalho. Além de estimular o engajamento, a proposta busca criar vínculos de longo prazo com os participantes, seja por meio de trabalho voluntário regular ou apoio financeiro.
Com foco em temas atuais, como o combate às mudanças climáticas, a campanha também promove ações como plantio de hortas comunitárias, educação ambiental e revitalização de espaços públicos.
Para reconhecer o trabalho das organizações sociais, o Atados oferecerá premiações às iniciativas que mobilizarem mais voluntários durante o evento. Em 2024, dez organizações foram contempladas. Este ano, até 32 ações podem receber apoio financeiro, com prêmios de até mil reais.
Para saber mais, acesse www.atados.com.br.
(Redação ONG News)
11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001