Relatório aponta tendências que devem orientar marcas com causa em 2026


No próximo dia 29 de maio, São Paulo será palco do lançamento oficial do Instituto Escolas Criativas (IEC), iniciativa dedicada a fortalecer a educação pública brasileira por meio da criação de ambientes escolares onde os estudantes queiram estar e aprender. O evento marca a transição do programa Escolas Criativas para a natureza jurídica de Instituto e celebra os impactos expressivos alcançados em seus quatro anos de atuação.
Desde 2021, o Escolas Criativas atuou diretamente em mais de 14 municípios e 2 estados brasileiros, impactando mais de 1 milhão de estudantes com resultados comprovados no aumento do engajamento e do desempenho escolar. Agora, com a estrutura de um Instituto, suas atividades poderão gerar um impacto ainda maior, chegando a 2 milhões de alunos até 2028, com a mesma qualidade e essência da metodologia que valoriza a co-construção da aprendizagem com secretarias de educação, escolas, professores, gestão escolar e comunidade.
“As soluções verdadeiramente transformadoras não são aquelas meramente adaptadas a diferentes contextos, mas sim, as iniciativas co-construídas a partir de realidades locais. Esse modelo não é apenas um discurso bonito: ele tem se mostrado o caminho mais efetivo para gerar resultados em larga escala e de forma perene”, afirma Gabriela Hartin Breviglieri, diretora-presidente do Instituto Escolas Criativas.
Um dos grandes diferenciais do IEC é a defesa de que a formação continuada precisa ser, de fato, contínua e engajante, indo além de cursos pontuais e criando espaços para a reflexão, a prática e a colaboração entre educadores. “É preciso criar oportunidades reais para que o professor viva a práxis pedagógica de ação-reflexão-ação. A gente precisa fazer diferente para gerar um resultado diferente na sala de aula”, reforça Gabriela.
Seguindo as boas práticas de avaliação de impacto de programas, o Escolas Criativas se aliou à Germina, avaliadora externa, para conduzir a avaliação de impacto do Programa com base em sua teoria da mudança, referências nacionais e internacionais, avaliações de larga escala e na percepção dos beneficiários. Isso porque o objetivo do Programa é gerar transformações nas redes de ensino e escolas a partir de uma melhora em indicadores como o engajamento discente que hoje ainda não são mensurados.
Além de compartilhar os aprendizados e resultados da trajetória até aqui, o evento será um espaço para apresentar as estratégias que o Instituto pretende desenvolver nos próximos anos, com foco especial em dois grandes desafios da educação brasileira: o ensino de Matemática e os anos finais do Ensino Fundamental. Dados recentes de avaliação de impacto mostram que os alunos de escolas que fizeram parte do Programa Escolas Criativas tiveram um avanço de 5,4 pontos a mais no SAEB em Matemática como efeito da participação.
O lançamento do Instituto reunirá representantes de mais de 30 organizações parceiras do setor e 16 secretários(as) de educação, sendo um convite à união de esforços para tornar a escola pública brasileira cada vez mais significativa, prazerosa e transformadora para os seus estudantes. “Estudar deve ser engajante. A escola precisa ser engajante. E a gente vê, todos os dias, que isso é possível em diferentes contextos pelo Brasil. Agora, queremos expandir e convidar mais aliados para essa jornada”, finaliza Gabriela.
Para mais informações: https://escolascriativas.org/.
(Assessoria de Imprensa)
Relatório aponta tendências que devem orientar marcas com causa em 2026
Curso capacita OSCs para captar recursos na América do Norte
Projeto fortalece turismo de base comunitária no Rio
Fundação Salvador Arena lança programa nacional para fortalecer OSCs

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001