Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres


Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a ONG Despertar, que atua com jovens da periferia por meio da formação profissional, cultura e inclusão produtiva, promove o mutirão Despertar com o Rio, com o objetivo de regenerar 400 metros do Córrego Morro Grande, no bairro Jardim Vilas Boas, Zona Sul de São Paulo. A ação propõe a construção coletiva do primeiro micro oásis urbano da cidade.
A iniciativa mobiliza centenas de jovens, voluntários, educadores, coletivos ecológicos urbanos e lideranças comunitárias da região. A ideia é transformar um dos córregos mais negligenciados da cidade em símbolo de revitalização ambiental e protagonismo juvenil. “Essa ação responde a uma urgência climática e social. Estamos unindo juventude, território, arte e meio ambiente numa força-tarefa intersetorial que pode virar modelo para outras regiões da cidade”, explica Cecília Zanotti, diretora-executiva da Despertar e idealizadora do projeto.
O mutirão é resultado da Gincana X – Clã Despertar, iniciada em janeiro. O processo gamificado envolveu jovens em oficinas, desafios e ações territoriais, incluindo a criação de maquetes dos rios que sonham para seu bairro e o mapeamento afetivo e técnico da área do córrego.

A Cidade Ademar, onde o projeto acontece, ocupa a penúltima posição no Mapa da Desigualdade e concentra quase 40 mil famílias em situação de extrema pobreza. É também uma das regiões com menor cobertura verde por habitante e quase nenhum equipamento cultural. Para os organizadores, revitalizar o Córrego Morro Grande é também um ato de reparação histórica. “Queremos replicar essa experiência em outros territórios. Porque quando a juventude desperta, o rio corre de novo. E quando o rio corre, a cidade respira”, afirma Edgard Gouveia Jr., mobilizador territorial e cocriador da ação.
Durante o fim de semana, oito frentes de ação ocuparão o território com atividades de recuperação ecológica, arte urbana, oficinas, mobiliário comunitário e espaços de lazer. Entre elas, a instalação de ilhas flutuantes com plantas aquáticas, plantio de margens com vegetação nativa, pintura de muros com grafites do Beco do Batman e montagem de espaços de brincar para crianças.
Para conhecer mais o trabalho da Associação Comunitária Despertar, acesse aqui.
(Redação ONG News)
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP
Campanha “Não é não!” conscientiza população sobre assédio no carnaval

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001