

No próximo dia 15 de maio, a organização social Turma do Bem realiza a Megatriagem 2025, iniciativa que mobiliza uma rede com mais de 18 mil dentistas voluntários para selecionar cerca de cinco mil crianças e adolescentes, entre 11 e 17 anos, que terão acesso gratuito a tratamento odontológico até completarem a maioridade.
A ação acontecerá de forma simultânea em 148 municípios de todo o Brasil, com destaque para as capitais Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
A triagem será realizada presencialmente, sem necessidade de inscrição prévia. Para participar, os jovens devem comparecer aos locais indicados, acompanhados de um responsável, e apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Durante a avaliação, os dentistas realizarão um exame visual não invasivo para analisar a condição bucal e a realidade socioeconômica dos candidatos.
Além da triagem para adolescentes, algumas cidades também contarão com ações do programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, da Colgate, voltadas para crianças entre 5 e 10 anos. Serão oferecidas atividades educativas e distribuição de kits de higiene bucal para os pequenos e seus responsáveis.
A parceria com a Colgate, que apoia a Turma do Bem desde 2021, amplia o alcance das ações voltadas à promoção da saúde bucal. Em 2024, a Megatriagem beneficiou mais de cinco mil jovens em todo o país. Já o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” impactou mais de 20 milhões de crianças desde 1994, com materiais educativos e distribuição de kits de higiene.
O fundador da Turma do Bem, Dr. Fábio Bibancos, destaca a importância do evento para transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade. “É sempre muito inspirador ver nossos dentistas mobilizados para promover transformações reais na vida de pessoas que tanto precisam. Não ter acesso a cuidados em saúde bucal só por não poder pagar por um tratamento ainda é uma realidade para milhões de brasileiros, o que nós nos comprometemos em mudar. Quando fazemos isso, estamos olhando para a mudança que podemos ser na vida desses jovens”, afirma.
Os jovens selecionados pela triagem receberão uma carta com a confirmação da aprovação e orientações sobre o início do tratamento. Para mais informações sobre os locais de atendimento, acesse aqui.
(Redação ONG News)
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001