
No próximo dia 15 de maio, a organização social Turma do Bem realiza a Megatriagem 2025, iniciativa que mobiliza uma rede com mais de 18 mil dentistas voluntários para selecionar cerca de cinco mil crianças e adolescentes, entre 11 e 17 anos, que terão acesso gratuito a tratamento odontológico até completarem a maioridade.
A ação acontecerá de forma simultânea em 148 municípios de todo o Brasil, com destaque para as capitais Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
A triagem será realizada presencialmente, sem necessidade de inscrição prévia. Para participar, os jovens devem comparecer aos locais indicados, acompanhados de um responsável, e apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Durante a avaliação, os dentistas realizarão um exame visual não invasivo para analisar a condição bucal e a realidade socioeconômica dos candidatos.
Além da triagem para adolescentes, algumas cidades também contarão com ações do programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, da Colgate, voltadas para crianças entre 5 e 10 anos. Serão oferecidas atividades educativas e distribuição de kits de higiene bucal para os pequenos e seus responsáveis.
A parceria com a Colgate, que apoia a Turma do Bem desde 2021, amplia o alcance das ações voltadas à promoção da saúde bucal. Em 2024, a Megatriagem beneficiou mais de cinco mil jovens em todo o país. Já o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” impactou mais de 20 milhões de crianças desde 1994, com materiais educativos e distribuição de kits de higiene.
O fundador da Turma do Bem, Dr. Fábio Bibancos, destaca a importância do evento para transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade. “É sempre muito inspirador ver nossos dentistas mobilizados para promover transformações reais na vida de pessoas que tanto precisam. Não ter acesso a cuidados em saúde bucal só por não poder pagar por um tratamento ainda é uma realidade para milhões de brasileiros, o que nós nos comprometemos em mudar. Quando fazemos isso, estamos olhando para a mudança que podemos ser na vida desses jovens”, afirma.
Os jovens selecionados pela triagem receberão uma carta com a confirmação da aprovação e orientações sobre o início do tratamento. Para mais informações sobre os locais de atendimento, acesse aqui.
(Redação ONG News)
11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001