Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres


Nos dias 28 e 29 de maio, das 14h às 19h, Salvador (BA) será palco do evento gratuito “Conexões para o Bem Viver: Reparação, justiça racial e tecnologias digitais”. O encontro é uma realização conjunta da Abong – Associação Brasileira de ONGs, em parceria com Odara – Instituto da Mulher Negra, Marcha das Mulheres Negras, CEPENDA – Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará e Elo – Ligação para a Cidadania. Paralelo ao Fórum da Internet no Brasil (FIB), o evento reúne
organizações da sociedade civil comprometidas com a construção de uma internet democrática e antirracista, com objetivo de fortalecer a presença de vozes historicamente invisibilizadas nos debates sobre tecnologia.
A programação inclui painéis que abordarão temas como a apropriação das tecnologias digitais pelos movimentos sociais, o impacto das plataformas digitais na equidade racial, a desinformação entre crianças e adolescentes e as conexões entre justiça ambiental e justiça algorítmica.
“A governança da internet no Brasil precisa refletir a diversidade do nosso povo. Este evento é uma resposta política e simbólica à exclusão sistemática de pautas urgentes como raça, gênero e território. Queremos afirmar que a justiça racial também é um princípio essencial na construção de uma internet democrática. O Projeto Nanet tem como objetivo principal promover os direitos humanos, as liberdades fundamentais, a democracia e o Estado de Direito no ambiente digital no Brasil”, afirma Juliane Cintra, diretora executiva da Abong e coordenadora do Projeto Nanet.
Entre os convidados confirmados estão Mariana Belmont, assessora de Clima e Racismo Ambiental do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Debora Campelo, Pedagoga no Projeto Ayomide no Instituto Odara, Sil Bahia, co-diretora executiva do projeto Olabi, Nirvana Lima, Educadora Popular em Cuidados Digitais na Escola de Ativismo, entre outros nomes.
A atividade faz parte das mobilizações da Marcha das Mulheres Negras e é uma iniciativa do Projeto Nanet (idealizado pela Abong, Ação Educativa e Ibase), ocorrendo em diálogo com o FIB, etapa preparatória para o Fórum de Governança da Internet Mundial (IGF).
O Projeto Nanet é responsável pela promoção de ciclos formativos em cuidados digitais e bem-estar na internet; treinamento em ferramentas de diagnóstico e
avaliação de cibersegurança; workshops colaborativos sobre combate aos discursos de ódio, desinformação e usos da liberdade de expressão e seus impactos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/conexoesparaobemviver2025.
(Assessoria de Imprensa)
Encontro da ABCR em Salvador debate captação com recursos livres
ONG intensifica ações contra trabalho infantil no carnaval
Mentoria fortalece gestão de ONGs da Grande SP
Campanha “Não é não!” conscientiza população sobre assédio no carnaval

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001