ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


A ONG Prolata Reciclagem tem ampliado sua atuação para estimular o descarte correto e a reciclagem de latas de aço pós-consumo como forma de enfrentar os desafios impostos pela atual crise energética. Em tempos de bandeira vermelha nas contas de luz, a organização destaca a importância do consumo consciente, mostrando que pequenas escolhas, como optar por alimentos enlatados, podem reduzir o uso de energia e contribuir com a economia circular.
A partir de junho, os brasileiros voltaram a enfrentar aumentos na conta de luz devido à adoção da bandeira vermelha, anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O motivo é a escassez de chuvas e a queda nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração de energia do país. Com isso, cresce a busca por estratégias domésticas para reduzir o consumo, como o uso de alimentos que dispensam refrigeração.
Desde 2018, a organização mantém uma parceria com a Triciclo Soluções Sustentáveis, responsável pelas Retorna Machines, máquinas de coleta inteligente espalhadas em pontos estratégicos de algumas cidades. Nessas máquinas, os consumidores podem inserir embalagens pós-consumo e escanear os códigos de barras, acumulando pontos que podem ser trocados por descontos na conta de luz, créditos em transporte público ou doações a projetos sociais.
“Além dos enlatados durarem mais e não precisarem ser armazenados na geladeira, as latas de aço são 100% recicláveis e integram uma cadeia de reciclagem, que se feita de forma correta e consciente, gera benefícios ambientais e sociais. Essa parceria mostra que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos”, afirma Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata. Ela destaca que o trabalho da ONG tem como foco despertar mudanças de comportamento e mostrar que pequenas ações podem gerar grandes impactos.
Veja aqui onde encontrar as Retorna Machines Triciclo:
São Paulo
Sam’s Club – Santo Amaro; Metro Adolfo Pinheiro; Estação Reciclagem GPA Sabará 2; Terminal Diadema; Metro Oscar Freire; Hospital Sírio Libanês; Assaí Barra Funda; Pão de Açúcar – Unidade Mandaqui; Leroy Merlin Tamboré; Terminal São Bernardo; Leroy Merlin Guarulhos; Sede Neoenergia Campinas; Jaú Serve Campestre Piracicaba, e outros.
Rio de Janeiro
Senac – Resende; Senac – Botafogo; Estação Antero de Quental; Estação Nossa Senhora da Paz; Supermarket Barra da Tijuca; Estação Cinelândia; Sesc – Niterói; Aeroporto Galeão 1; Sesc – Duque de Caxias, e outros.
Minas Gerais
Lojas Americanas – Minas Shopping; Supermercado BH – Cabral; Lojas Americanas – Centro BH; Leroy Merlin Contagem; Supermercado BH – Caiçara, e outros.
Espírito Santo
Palácio Anchieta; Fórum Cível de Serra; Sede Vale Tubarão; Terminal Rodoviário – Sinart; Parque Botânico; Clube Álvares Cabral; Tribunal de Justiça, e outros.
Curitiba
Sam’s Club – Atuba; Festval Brigadeiro; Sam’s Club – Barigui e outros.
Porto Alegre
Sam’s Club Cristal; Carrefour Albion; Super Comercial Genials e outros.
Brasília
JK Shopping; Carrefour Bairro Asa Sul I; Carrefour Hipermercado – Águas Claras e outros.
Maceió
Evento Brasken II; Restaurante popular de Maceió; Parque Shopping Maceió e outros.
Salvador
Home Center Ferreira Costa Barris; Estação BRT Hiper – Salvador; Shopping Barra – Salvador e outros.
Confira aqui lista completa e encontre a máquina mais próxima.
(Redação ONG News)
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001