
Em meio às dificuldades que muitas organizações da sociedade civil enfrentam para colocar seus projetos em prática, algumas instituições vêm assumindo um papel importante ao aproximar boas ideias de pessoas e empresas dispostas a apoiar.
A iniciativa da Elo Consultoria Social, por exemplo, mostra como essa articulação pode transformar realidades. Em junho, a organização concluiu uma etapa do projeto Expedição Planeta, que percorreu escolas públicas em cidades do Sul do Brasil, oferecendo uma experiência educativa inovadora para cerca de 3 mil crianças e adolescentes. O projeto, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, leva às escolas oficinas lúdicas e interativas sobre meio ambiente, ciência e cidadania, com atividades como planetário digital, oficinas de fotografia e jogos colaborativos.
Segundo Lidiane Oliveira, sócia fundadora da Elo, o projeto foi estruturado pela organização, desde a concepção até a captação de recursos. “Ajudamos a transformar boas intenções em ações concretas. Criamos um plano viável, buscamos patrocinadores e cuidamos da operação. No caso do Expedição Planeta, foi essencial contar com o apoio da Rocha Terminais Portuários, que acreditou na proposta e viabilizou sua realização em escolas públicas”, explica.
Mas a Elo não está sozinha nesse campo. Desde 2014, o Instituto Phi vem se destacando por conectar doadores a projetos sociais e culturais. A organização já destinou mais de R$245 milhões a organizações de todo o Brasil, cuidando de todo o processo, desde a curadoria dos projetos até a prestação de contas.
Já o Instituto MOL aposta em campanhas e conteúdos que fortalecem a cultura de doação no Brasil. Desde 2021, a organização atua ativamente no Dia de Doar, um movimento global de mobilização que busca tornar o país mais solidário e engajado. A partir da conexão entre pessoas, empresas e causas, o MOL promove práticas que incentivam tanto a doação corporativa quanto o envolvimento de marcas na celebração e divulgação da data.
Outra ponte importante é o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), que atua na articulação entre o investimento privado e negócios de impacto socioambiental. A organização conecta empreendedores a investidores sociais, promovendo inovação para iniciativas que causam transformações profundas.
Essas organizações compartilham a convicção de que, com estrutura adequada e conexões estratégicas, iniciativas sociais têm tudo para sair do papel e ganhar força. Na maioria das vezes, o desafio não está na falta de boas ideias ou motivação, mas sim em encontrar os meios certos para tornar uma proposta financeiramente viável e com resultados concretos.
É o que reforça Lidiane, da Elo: “Mais do que captar recursos, nosso objetivo é construir parcerias verdadeiras, em que todos compreendam o propósito e se reconheçam como parte da transformação”.
(Redação ONG News)
11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001