ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis


O Brasil acaba de se juntar ao grupo de mais de 60 países do mundo que assinaram a Declaração Intergovernamental sobre Crianças, Adolescentes, Jovens e Mudanças Climáticas, que prevê a priorização de crianças e adolescentes na resposta climática. A declaração foi assinada pela ministra dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, em um evento de celebração dos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com a participação do Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF).
Com a assinatura, o Brasil se compromete a adotar medidas e leis para garantir o direito de cada criança e cada adolescente a um meio ambiente saudável. Isso inclui compromissos como investir na adaptação de cidades e comunidades às mudanças climáticas, priorizando os serviços e equipamentos essenciais para a vida de meninos e meninas; e dar apoio para as próprias crianças, adolescentes e jovens atuarem no tema da ação climática, inclusive em processos formais de decisão, a nível nacional ou internacional.
“A participação ativa das crianças e dos adolescentes é essencial para ampliar seus direitos e sua presença ativa nos espaços decisórios relacionados a emergência climática. Em acordo com o Ministério do Meio Ambiente e do Ministério das Relações Exteriores, estamos liderando os esforços nacionais e internacionais para reconhecer crianças e jovens não só como sujeitos de direitos, mas como protagonistas das políticas de enfrentamento da mudança do clima”, disse a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, na ocasião.
A assinatura foi acompanhada pelo UNICEF, que é um dos guardiões da Declaração, e tem apoiado países de todo o mundo a aderirem e cumprirem o documento. “As mudanças climáticas têm impedido meninos e meninas de chegarem à escola, de viverem em moradias seguras, de acessarem áreas verdes e de alcançarem outros direitos. Por isso, celebramos que o governo brasileiro e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania tenham dado esse passo importante, aderindo à Declaração. Esse compromisso é ainda mais marcante em um ano de COP30 no Brasil”, disse o representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.
Aderindo à Declaração, o País também promete respeitar, promover e considerar os direitos de meninos e meninas durante a implementação do Acordo de Paris, resolução por meio da qual o Brasil se comprometeu a ajudar a manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2ºC em comparação aos níveis pré-industriais. Para isso, o Brasil deverá incluir ações referentes às necessidades da infância nos planos nacionais, estaduais e municipais de mitigação e adaptação ao clima, nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e nos Planos Nacionais de Adaptação (NAPs).
Outros países que assinaram a Declaração incluem Alemanha, África do Sul, Chile, Espanha, Fiji, México, Nigéria, Suíça e Paquistão. A lista completa pode ser encontrada aqui (em inglês).
A assinatura da Declaração aconteceu durante a programação do evento “35 anos do ECA: Justiça Social e Ambiental”, realizado em Brasília como parte de uma série de eventos organizados pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) para celebrar o 35º Aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento contou, além da participação da Ministra Macaé Evaristo e do representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Adbel-Jelil, com a presença de diversas autoridades, como os ministros Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Frederico Siqueira, das Comunicações. Também estiveram presentes adolescentes de todo o Brasil, membros do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
Fonte: UNICEF
ONG lança cordões de crachá feitos com resíduos têxteis
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção
ONG amplia acervo com obra acessível de bell hooks
SP Invisível promove ceias para pessoas em situação de rua

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001