Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais


Em um marco histórico para a garantia de direitos desde os primeiros anos de vida, o Brasil assinou na última terça-feira (5) a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (PNIPI). A medida chega no Mês da Primeira Infância e reúne esforços intersetoriais e federativos para enfrentar desigualdades estruturais desde a gestação até os seis anos de idade.
A PNIPI, prevista no Marco Legal da Primeira Infância (2016), articula ações entre União, estados e municípios, com o objetivo de consolidar um cuidado integral para crianças pequenas e suas famílias.
Com base em evidências científicas, a política adota a primeira infância como eixo estratégico no combate à fome, à pobreza e às desigualdades sociais, e prevê ainda a criação de um banco de dados nacional. Segundo o artigo 227 da Constituição Federal, os direitos de crianças e adolescentes devem ser sempre considerados em primeiro lugar em todas as decisões do país e que, em qualquer situação, é preciso encontrar uma alternativa que garanta seu melhor interesse.
“É uma vitória que coloca o Brasil na vanguarda mundial. Finalmente vamos olhar para essa questão com a urgência que ela merece. Quanto mais integradas forem as ações entre os entes federativos, mais eficazes serão as respostas e os retornos sociais e econômicos”, afirma Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. “Essa política é a chance de olharmos para as crianças de forma integral, quebrar ciclos de desigualdade e oferecer a elas um começo justo. As crianças têm pressa e nós também”, complementa.
Fonte: GIFE
Instituto BRZ abre 7º edital para apoiar projetos sociais
Inclusão no trabalho ainda falha para PcDs, aponta pesquisa
Projeto cria política de proteção de defensores de direitos humanos
Curso debate impactos da Reforma Tributária para OSCs

11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001