
Uma nova publicação destaca como empresas brasileiras têm usado o voluntariado corporativo como ferramenta para promover os direitos humanos da população LGBTI+. O material, intitulado “Voluntariado Empresarial pelos Direitos Humanos LGBTI+”, foi lançado pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) em parceria com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
O documento reúne relatos de iniciativas corporativas em que colaboradores voluntários atuam para a construção de ambientes mais inclusivos e equitativos. Além de experiências práticas, o material traz insights sobre o papel das empresas nesse campo, que podem ser parte do problema, quando reforçam exclusões e violências, ou parte da solução, ao promover respeito, dignidade e acolhimento.
Entre os destaques da publicação estão um case da Gerdau e dados do Censo CBVE 2023. O levantamento mostra que, em 2022, 33,3% dos projetos de voluntariado empresarial envolveram diretamente a pauta LGBTI+. Também aponta que 88,9% das empresas consultadas já possuem políticas formais de diversidade e inclusão, e entre as que ainda não formalizaram tais diretrizes, 94,4% reconhecem a importância do tema e enxergam o voluntariado como uma ferramenta estratégica.
O lançamento foi marcado pelo webinar “CBVE Inspira – Voluntariado Empresarial pelos Direitos Humanos LGBTI+”, que contou com representantes de diversas instituições, como Instituto C&A, Deloitte e Pinheiro Neto Advogados. O conteúdo está disponível no canal do CBVE no YouTube, e a publicação pode ser acessada gratuitamente aqui.
(Redação ONG News)
11 3251-4482
redacao@ongnews.com.br
Rua Manoel da Nóbrega, 354 – cj.32
Bela Vista | São Paulo–SP | CEP 04001-001